Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

UFPel firma intercâmbios

16 junho
15:02 2014

UFPel e Udelar consolidam aliança – A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidad de la República (Udelar), do Uruguai, que já possuem tradição em atividades de intercâmbio, celebram novo acordo, visando criar condições de cooperação em áreas de comum interesse entre as duas instituições e que possam ter efeitos benéficos para ambas.

Segundo o reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, o convênio busca estabelecer um marco institucional que promova o desenvolvimento e a difusão da cultura e, em particular, o desenvolvimento do ensino superior e a investigação científica e tecnológica.

Para dar cumprimento aos objetivos traçados, ambas as partes, de comum acordo, elaborarão programas e projetos de cooperação, nos quais se especificarão as obrigações que cada uma das partes irá assumir na execução dos mesmos.

Acordos complementares previstos no protocolo de intenções poderão envolver o intercâmbio de professores, investigadores e estudantes; formação e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores; intercâmbio de informação; estudos e investigações; cursos, seminários, conferências e workshops; e publicações, entre outras ações.

Acordo aproxima UFPel e Instituto Politécnico de Tomar – Acordo firmado entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), de Portugal, busca a conjugação de esforços para o desenvolvimento de um programa de cooperação técnico-cultural-científica e de extensão, através de projetos específicos para cada ação a ser desenvolvida, priorizando o apoio à mobilidade acadêmica discente nos cursos de graduação.

O protocolo de intenções nesse sentido foi assinado pelos mandatários das duas instituições: pela UFPel, o reitor Mauro Del Pino e, pelo IPT, o presidente Eugénio Pina de Almeida.

Para objetivar o acordo, serão identificadas áreas de interesse comum entre ambas as instituições.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções