UFPel inaugura espaço de inovação voltado à área de bioprodutos
Projeto recebeu investimentos de R$ 2,6 milhões do Governo do RS
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, compareceram, nesta quinta-feira (7/12), à inauguração do Innovat B3, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O hub tecnológico nasceu a partir do incentivo de R$ 2,6 milhões, por meio do edital Inova Cluster Tecnológicos, promovido em 2022 pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). O ambiente compreende dois contêineres que funcionarão como laboratórios.
O projeto – coordenado pelo professor Claudio Pereira, da UFPel – elabora suplementos e produtos de origem biológica – os chamados bioprodutos – derivados de fontes alternativas, como insetos e microalgas. A iniciativa é uma parceria entre a universidade, a Fundação Universidade de Rio Grande (Furg) e as startups Algasul e Nuinset. Os pesquisadores e empreendedores promovem a produção de biomassa de origem alternativa para entregar bioprodutos ao setor produtivo, contribuindo para a saúde animal e iniciativas sustentáveis.
Leite celebrou o momento e lembrou que, nos anos de 2022 e 2023, a Sict e a Fapergs fizeram seus maiores investimentos da história em projetos de fomento à pesquisa, à inovação e à ciência. “Isso só é possível porque equilibramos as contas do Estado, ainda no meu primeiro ciclo do governo. Dessa forma garantimos as condições para que se possa investir de forma estruturada e planejada em tantas frentes e promover prosperidade à sociedade”, disse.
O governador ainda ressaltou que, para seguir nesse caminho, é necessário fazer ajustes a fim de manter as contas equilibradas. “Estamos discutindo o aumento da alíquota do ICMS, que é o recurso que sustenta nossa capacidade fiscal, para que o Estado continue investindo e crescendo e possamos, assim, consolidar um futuro melhor”, explicou.
Stülp destacou o potencial das universidades gaúchas, especialmente pela qualificação de professores e pesquisadores. “A excelência na academia e em instituições de ciência e tecnologia disseminadas por todo o Estado é o nosso diferencial. Promover conexões entre pesquisadores, empreendedores, sociedade civil e poder público é um grande privilégio, e ver os resultados dá energia para que possamos pensar na evolução do nosso sistema de tecnologia e inovação”, comemorou.
A materialização dos incentivos foi citada como motivo de entusiasmo pelo diretor-presidente da Fapergs, Odir Dellagostin. “Estamos vendo como os investimentos feitos pelo governo do Estado fazem diferença, ajudando a desenvolver a economia e a construir, neste caso, uma sociedade com consciência ambiental”, afirmou.
A reitora da UFPel, Isabela Andrade, também falou sobre a importância dos incentivos governamentais para impulsionar os projetos da universidade. “É um orgulho inaugurar os dois contêineres, que serão laboratórios fundamentais para o desenvolvimento do projeto”, disse.
Representantes do Estado puderam conhecer novo espaço
Fotos: Maurício Tonetto/Secom