Diário da Manhã

domingo, 19 de maio de 2024

Notícias

UFPEL : Pesquisa sobre experimento “Drag”

26 fevereiro
16:17 2018

Personagem começou há dois anos. Após experiências como performance em baladas, a “drag queen” Abigail também passou a ser tema de pesquisa e questionamentos na UFPel

Interpretada pelo estudante Gengiscan Pereira, “Abigail” é presença em eventos particulares, desfilou no Moda Pelotas, trabalhou em ação publicitária no Shopping Pelotas, participou da abertura do show de Pablo Vittar, e integrou a apresentação da Parada da Diversidade do ano passado. Além disso, apresentou-se em Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo. Em destaque, participação no filme “Bicha Camelô”, que foi indicado a melhor curta do Festival de Cinema de Gramado de 2017. Conforme Gengiscan, que começou a fazer teatro na escola em 2011 e, em 2014, ingressou na formação em teatro da UFPel, Abigail é o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A defesa/apresentação/lançamento de revista, será segunda às 19h30min no auditório do bloco 2 do Centro de Artes (CEARTES) – rua Álvaro Chaves 65.

Gengiscan teatro TCC 3Gengiscan teatro TCC 2CONCLUSÃO – Gengiscan foi orientado pelo professor Adriano Moraes. Na banca estarão participando as docentes Marina de Oliveira e Lindsay Gianoukas. O trabalho está intitulado: “Abigail: Discursos sobre o fazer drag”. Gengiscan acrescenta: “A defesa é o lançamento da revista. Acontecerá uma apresentação com performances minhas e de mais duas drags pelotenses: Lorena Drag e Sky. E nessa apresentação falarei sobre a revista, como numa defesa, só que com mais glamour (risos). E após a apresentação terá a fala da banca, com os questionamentos, como em qualquer defesa de TCC”.

REVISTA – Sobre o formato revista, o estudante explica: “Até novembro de 2017, estava escrevendo um TCC dentro do formato comum, porém não estava sendo nem um pouco prazeroso pra mim naquele momento, e meu orientador teve a sensibilidade de notar isso. E foi ele que propôs fazer o TCC no formato de revista. O texto do TCC é a revista, lá está tudo que conteria em um TCC comum, porém com um formato e linguagem diferentes. A intenção é que não seja só mais um trabalho que fique perdido nas gavetas da UFPel, mas que as outras pessoas que fazem drag pelo Brasil, possam ter acesso e interesse nesse trabalho que reúne vários textos sobre o fazer drag. E que os conhecimentos dessas drags sejam valorizados tanto quanto os conhecimentos acadêmicos”. No volume com 71 páginas, também textos de drags como “Maddivah Vuitton” (Pelotas), “Sarah Vika” (PoA), e “Rita Von Hunty” (São Paulo). Com projeto gráfico de Alexandre Souza, a revista poderá ter tiragem ampliada, possivelmente através de financiamento com lei de incentivo. Gengiscan também observa que, devido ao interesse que gerou, há possibilidade de novas edições da revista.

Formando Gengiscan Pereira

Formando Gengiscan Pereira

PESQUISA – Sobre a o trabalho, o estudante menciona: “No TCC-revista eu busco abordar diversos assuntos que permeiam o fazer drag, e que vão muito além da maquiagem, figurino e peruca. Como as discussões se, drag é, ou não arte, a desvalorização do trabalho das drags, as relações amorosas com pessoas que fazem drag, a relação da minha família com a Abigail, a questão da massificação da arte drag pelo mundo. E o principal assunto da revista, que é a trajetória da Abigail, onde eu descrevo todas as vezes em que me montei durante esses dois anos de drag, como um memorial. Além disso, há um ensaio fotográfico feito pelo Alexandre Souza, com o tema “Uma noite com Abigail Foster”. São registros de todo o processo drag, desde escolher as roupas, tirar a barba, a maquiagem, dentro da festa e depois a desmontagem, mostrando como o corpo fica depois de uma noite montado”.

Por Carlos Cogoy

Comentários ()

Seções