Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

UFPel prepara novo complexo meteorológico

04 julho
14:05 2014

O reitor Mauro Del Pino recebeu, na tarde desta terça-feira (2), o diretor da Faculdade de Meteorologia, professor Jonas da Costa Carvalho, para informar o andamento da compra da última peça que irá integralizar a atualização do Radar Meteorológico, que passará a ser digital, e sobre a liberação de recurso para construção do novo complexo meteorológico da UFPel no campus Capão do Leão.

O primeiro assunto tratado foi sobre a compra, em fase de empenho, do último equipamento necessário para a atualização do radar, que o atualizará do sistema analógico para o digital. O aparelho chama-se Modulador do Estado Sólido, pois realiza a modulação do sinal. “A atualização é a última versão, o que há de mais moderno atualmente”, disse o diretor da FMet.

Novo complexo meteorológico – Já o recurso para a construção do novo complexo meteorológico foi liberado através de negociação da administração superior da UFPel com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, órgão do Ministério da Educação ao qual é ligado o IF-Sul. A necessidade surgiu a partir da demanda da instituição de liberar o atual espaço utilizado pelo Radar Meteorológico no campus Visconde da Graça, que anteriormente pertencia a UFPel.

Num total de R$ 6 milhões, a serem parcelados em duas vezes, a primeira em 2014 e a segunda em 2015, o recurso atenderá as demandas do curso de Meteorologia e do Radar Meteorológico de juntar as equipes em um só local e com uma estrutura adequada. De acordo com o diretor da Faculdade, esta era uma demanda de mais de 25 anos. “A nova estrutura unida com a atualização do radar dará uma possibilidade de crescimento e qualificação da Faculdade nunca imaginada”, disse. A nova edificação será erguida ao lado no novo Aulário do Campus Capão do Leão, e estes prédios serão integrados, de forma a permitir um uso comum das áreas de convivência.

Além disso, a nova estrutura permitirá a qualificação do trabalho oferecido à comunidade da região sul do estado do Rio Grande do Sul, uma vez que o projeto prevê o espaço para a atuação de uma equipe da Defesa Civil, que a partir das previsões, poderá rapidamente evitar danos maiores em possíveis enchentes ou temporais.

Atualização permitirá previsão praticamente em tempo real – A conversão do radar para o sistema digital garante a sua operacionalização dentro dos padrões mais atuais e modernos desta classe de equipamentos. A utilização de sistemas de radar meteorológico permite a previsão meteorológica de curto prazo e o nowcasting, ou seja, alertas de chuvas intensas com o intervalo de apenas algumas horas. Nestes casos, o radar tem grande utilidade operacional na detecção e acompanhamento de eventos severos, observação e previsão da precipitação, medição da turbulência, medição do vento e do cisalhamento do vento.

A atualização do radar da UFPel é importante para contribuir com a composição de banco de dados nacional. Dessa forma, o radar pode disponibilizar os dados, em tempo real, de forma a apoiar os trabalhos de monitoramento e alerta de desastres. Somente no Rio Grande do Sul, eventos meteorológicos severos afetam em média 270 municípios todos os anos.

O financiamento obtido para a atualização foi feita via FINEP. O projeto beneficiará, com seus dados, unidades da UFPel e de outras universidades, como UFRGS, FURG, UFSM, a Fepagro e o INPE-Sul.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções