Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

UPA Areal começa a atender a comunidade

UPA Areal começa a atender a comunidade
04 julho
15:59 2016

Nos primeiros 45 minutos, 21 usuários do SUS procuraram atendimento

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnico em radiologia, farmacêutico, auxiliares de farmácia, auxiliares administrativos e serviços gerais de higienização estavam a postos para garantir a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal, às 8h desta segunda-feira (04). Nos primeiros 45 minutos, a UPA já registrava a procura dos serviços por 21 usuários do SUS.

José Filho, com 24 anos, foi procurar atendimento primeiramente na Unidade Básica de Saúde (UBS) Salgado Filho. Ele está com conjuntivite e sente forte ardência e coceira nos olhos. A UBS encaminhou José para a UPA, já que o paciente apresenta sintomas. “Quando cheguei, pediram documento e o cartão SUS. Estou aguardando há poucos minutos e o ambiente está agradável, limpo, muito bom e organizado.”

Entre a chegada do paciente na UPA e o início do atendimento pelo médico, a média de tempo de espera, pela manhã, girou em torno de nove minutos. A classificação de risco é realizada pelo enfermeiro do acolhimento, segundo a tabela de cores com as seguintes indicações: Vermelho = caso de risco; Amarelo = atendimento prioritário; Verde = menor gravidade; e Azul = sem gravidade.

A mãe de Cristian, de três anos, Rosane Cardoso de Barcelos Faria, levou o filho direto ao Pronto Socorro (PS). O menino apresentava febre e tosse forte. No PS, foi orientada a procurar a UPA, já que o caso não se configurava como urgência ou emergência. Rosane aprovou a Unidade e disse que vai ser muito importante para a comunidade. “Não ter que ficar esperando na fila do PS é um grande ganho”, afirmou.

Andressa de Souza, mãe de Sofia, de dois anos, foi à inauguração da UPA no último sábado (dia 2), quando ficou sabendo dos serviços que seriam prestados. Nesta segunda-feira pela manhã, levou a menina para consulta, pois a pequena engolira seus próprios brincos e as tarraxas.

A UPA Areal funciona todos os dias da semana, durante 24 horas por dia, à Aavenida Ferreira Viana, nº 2.231, com gerenciamento compartilhado entre o Município e a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas.

A coordenadora da UPA, Letícia Cruz Trápaga, informa que receitas de medicamentos, atestados médicos e outras referências não são expedidos pela Unidade, que tem a finalidade específica de prestar atendimento a pacientes que apresentem sinais e sintomas.

 Serviços disponibilizados:
* Exames laboratoriais, para eventuais diagnósticos médicos;

* Eletrocardiograma;

* Sala de nebulização;

* Aparelho de raio-x;

* Consulta médica e de enfermagem;

* Leitos de observação, por até 24 horas, caso o paciente precise de cuidados.

 

     Quando o paciente deve procurar a UPA:

  • Febre alta;
  • Pressão alterada;
  • Ferimentos leves;
  • Pequenos cortes;
  • Mal estar;
  • Gripe forte;
  • Dores no corpo.

Fotos: Janine Tomberg/Ascom

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções