Diário da Manhã

quinta, 20 de junho de 2024

Notícias

UPA Areal já está funcionando no Campus da Saúde da UCPel

UPA Areal já está funcionando no Campus da Saúde da UCPel
10 maio
18:37 2024

O primeiro dia foi marcado pelo movimento tranquilo, com a população ainda se acostumando à mudança de endereço

O prédio que já foi dedicado à saúde de mulheres e até ontem era local de vacinação no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite da Universidade Católica de Pelotas,  nesta quinta-feira (9) passou a abrigar a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Areal. O serviço foi transferido  por estar localizado em área de risco para alagamentos, conforme divulgação realizada pelos órgãos públicos que estão monitorando a enchente que atinge o Rio Grande do Sul.

O primeiro dia foi marcado pelo movimento tranquilo, com a população ainda se acostumando à mudança de endereço. No local foram instalados quatro leitos para casos com nível médio de urgência, um leito para estabilização de pacientes com risco iminente de morte, e oito poltronas de medicação. Além de mudar de local móveis e equipamentos, 140 profissionais – entre médicos, enfermeiros, técnicos administrativos e  em higienização – tiveram as atividades transferidas para o Campus da UCPel. De acordo com o diretor da UPA, Nelson Soares, “a estrutura disponibilizada pela UCPel já tinha  todos os atributos necessários para a realização dos serviços prestados pela Unidade de Pronto Atendimento, o que facilitou a mudança”.

Missão da universidade

Ao visitar a estrutura da UPA Areal no primeiro dia de funcionamento no Campus da Saúde, a pró-reitora acadêmica, professora Moema Chatkin, reafirmou a importância da  cedência do espaço hoje utilizado para atendimentos ambulatoriais via Sistema Único de Saúde (SUS), e para a prática acadêmica. “Faz parte da nossa missão, nós temos a responsabilidade social. Além de sermos uma universidade formadora de profissionais, é nosso dever recebermos esse serviço que atende a comunidade, assim como nós também fazemos”, salientou.

A pró-reitora da UCPel também informou a suspensão temporária das consultas eletivas realizadas nos ambulatórios do Campus da Saúde. Todos os pacientes foram avisados com antecedência, que também serão informados do retorno dos atendimentos.

 

Redação Alessandra Senna – Foto: Leandro Lopes

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções