UPA Areal será gerida por nova empresa de saúde
Contrato foi oficializado nesta segunda-feira (2). IB Saúde assume gestão e operação da unidade no dia 20 de dezembro
Após processo seletivo, a Prefeitura assinou, nesta segunda-feira (2), contrato com o novo responsável pela administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal, o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IB Saúde). No dia 20 de dezembro, às 19h, a empresa assume a gestão e a operação da UPA, em parceria com a Prefeitura, por seis meses, conforme estipulado no contrato emergencial.
Enquanto o processo de troca de gestores ocorre, o serviço à comunidade será mantido, sem prejuízos à população. “A prioridade deve ser o atendimento à comunidade, respeitando os dois pilares da minha gestão, que são o capricho e o carinho com o cidadão. Quando o assunto é saúde, a população de Pelotas é exigente e precisamos garantir a manutenção da qualidade de serviço ofertado na UPA”, disse a prefeita Paula Mascarenhas, durante a assinatura do contrato.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da IB Saúde, Cléo Machado, o cuidado com as pessoas é o lema da instituição. “Para nós, o importante é cuidar bem das pessoas. Esse é nosso lema e é o que faremos em Pelotas”, afirmou Machado, acrescentando que a intenção é manter os funcionários atuais da UPA. “Vamos lançar um edital para seleção de colaboradores, mas quem quiser ficar trabalhando com a gente, vai poder permanecer”. De acordo com o gestor, o edital vai ajudar a preencher as vagas daqueles que não quiserem atuar na UPA.
Investimento
Atualmente, a Prefeitura é responsável por 60% da manutenção da Unidade, quando deveria ser encarregada de 25%, com o restante dos custos sob a incumbência dos governos estadual e federal. O novo contrato prevê investimento mensal de R$ 697,7 mil, ampliando o número de atendimentos contratados pela Administração Pública de 4,5 mil para seis mil.
A equipe também deve ser ampliada, passando a incluir mais um médico no período diurno, um assistente social e serviços de portaria. Também está prevista a instalação de um aparelho de raio-x na UPA, depois de reforma do espaço dedicado ao equipamento. Até o dia 20, o espaço será mantido pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), antiga gestora.
Presenças
Participaram da reunião a secretária de Saúde, Roberta Paganini, o diretor executivo da Secretaria de Saúde (SMS), Paulo Osório, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Guilherme Belletti, junto a representantes do Conselho.
Prazo
Nos próximos seis meses, a Prefeitura realizará licitação para escolha de quem administrará a UPA. Até lá, a IB Saúde vai substituir a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), que pediu o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato firmado em 2016, solicitação indeferida pela SMS por não se adequar à realidade financeira do município (valor solicitado era superior ao do novo contrato).
A unidade fica na avenida Ferreira Viana, 2.231, e funciona de segunda a segunda, 24 horas.