Diário da Manhã

sábado, 04 de maio de 2024

Notícias

Usuários do Centro Pop recebem capacitação profissional

15 outubro
16:32 2014

Cerca de 78% dos frequentadores da casa estão cursando ou se inscreveram para cursos do Pronatec. Parceria com Smed formará turma de EJA.

Das cerca de 50 pessoas que frequentam diariamente a casa, 12 estão fazendo cursos do Pronatec e outras 27 fizeram a pré-inscrição, conta a coordenadora do Centro Pop, Duília Sedrez Carvalho Lemos

Das cerca de 50 pessoas que frequentam diariamente a casa, 12 estão fazendo cursos do Pronatec e outras 27 fizeram a pré-inscrição, conta a coordenadora do Centro Pop, Duília Sedrez Carvalho Lemos

 Além de investir na inserção social, o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) também proporciona capacitação profissional aos usuários. Eles são estimulados a participar de cursos de capacitação profissional Pronatec, em parceria com o governo federal, e com a Secretaria da Educação está sendo montada uma turma da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Das cerca de 50 pessoas que frequentam diariamente a casa, 12 estão fazendo cursos do Pronatec e outras 27 fizeram a pré-inscrição, conta a coordenadora do Centro Pop, Duília Sedrez Carvalho Lemos, que vê na qualificação profissional um grande passo na inserção social da população de rua.

Um Plano Individual de Acompanhamento foi criado, em julho deste ano, para que cada um dos frequentadores do Centro possa ser avaliado e assim facilitar a sua inserção e evolução, explica Duília. “A maior dificuldade das pessoas em se reinserir na à sociedade é que elas não possuem nenhuma referência.”

Cleber Viana, morador de rua que se deslocou de Guaíba, na grande Porto Alegre, a pé até Pelotas, agora cursa Auxiliar de Recursos Humanos, no IFSul, uma das quatro instituições credenciadas pelo Pronatec – as outras são Senac, Senai e Sest/Senat. A grande motivação para Viana é a vontade de mudar a sua atual situação e tentar se enquadrar novamente na sociedade. “Hoje me sinto à margem dela”, confidencia. Através do curso do Pronatec, Viana foi indicado para trabalhar em uma empresa. “Amanhã é meu primeiro dia de trabalho.”

Sem profissão, Marco Antônio Xavier está no curso de Ajudante de Obras. “Eu não sabia nem como pegar um martelo. Agora, com o curso,  vou ter uma profissão que vai me ajudar a enfrentar uma nova realidade”, aposta ele.

“Aguardamos agora a abertura do curso de Solda, onde vários usuários do Centro já se inscreveram”, diz a coordenadora, acrescentando que, além do encaminhamento para os cursos, o Centro Pop também auxilia na confecção dos currículos a serem apresentados junto ao Sine.

Localizado na rua Gonçalves Chaves, 813, o Centro Pop é vinculado à Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS). Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Conta com uma equipe multiprofissional  composta por uma psicóloga, duas assistentes sociais, cinco educadoras, duas pessoas para serviços gerais e uma merendeira.

Ao chegar pela primeira vez no Centro, se for o caso, o usuário é encaminhado para retirar documentos, para a busca de trabalho formal e de direitos. Nas atividades cotidianas, após o banho e a lavagem de suas roupas, participa de oficinas de trabalhos manuais e de palestras, com temas como preparo e estímulo para o retorno à escola, valores humanos, retomada da autoestima, cidadania e saúde. Na casa, diariamente são oferecidas refeições (café da manhã e, à tarde, lanche).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções