V Semana Cultural da Catedral de Pelotas celebra o patrimônio e a comunidade
As atividades, gratuitas e abertas a todos, estão em andamento e vão até o dia 12 de novembro
A quinta edição da Semana Cultural acontece até o próximo domingo(12) através de realização da Catedral de São Francisco de Paula em parceria com a empresa Perene Patrimônio Cultural, oferecendo uma série de atrações gratuitas e abertas a todos, com o intuito de promover o patrimônio cultural e a comunidade local. A programação completa inclui diversas atividades ao longo da semana, como missas, apresentações, visitas guiadas e o lançamento da restauração do Assoalho. Simone Neutzling, arquiteta da Perene Patrimônio Cultural, destaca a relevância do evento, afirmando que “A Semana Cultural da Catedral é um evento importante para a cidade, pois promove a cultura e a educação patrimonial. Através das atividades, queremos mostrar à comunidade a importância de preservarmos nosso patrimônio cultural.” Responsável pelo projeto de restauração e obras da Catedral, a arquiteta conduzirá uma visita guiada no sábado, dia 11, às 15h. Com mais de 25 anos de experiência, apresentará aos participantes os detalhes das etapas já realizadas na restauração da Igreja.
Sobre a Semana Cultural da Catedral
A Semana Cultural da Catedral é um evento que busca consolidar o templo como espaço de turismo e lazer, fomentando assim a economia local, além de reafirmar a valorização da Catedral enquanto Patrimônio Cultural edificado. A iniciativa busca tem como objetivo a participação e o envolvimento da comunidade com o seu patrimônio e com a sua restauração. Ressaltando a importância destas ações como forma de desenvolvimento social e cultural.
Confira a programação completa:
07/11 – Terça-feira
16h30 – Apresentação da restauração da Via Sacra
08/11 – Quarta-feira
15h – Chá da tarde: Memórias e vivências da comunidade
09/11 – Quinta-feira
15h – Aprendizes do Patrimônio: Uma visita guiada à Catedral pelo olhar das crianças do
Instituto São Benedito e Instituto Dom Antônio Zattera
10/11 – Sexta-feira
16h – Novo altar: Explicações litúrgicas com Maria Cristina Maurente Neto Padilha sobre as peças do presbitério
17h – Apresentação do coral da Schola Cantorum São Francisco de Paula
18h – Missa
11/11 Sábado
15h – Visita guiada: a riqueza arquitetônica e cultural da Catedral sob o olhar da arquiteta Simone Neutzling, especialista em patrimônio.
12/11 – Domingo
18h – Missa de encerramento e lançamento da restauração do Assoalho.
Fotos: QZ7Filmes