Vacina é a prevenção mais eficaz para síndromes respiratórias
Pelotas registra crescimento do número de hospitalizações e da procura por atendimento na rede pública de saúde
Pelotas não foge à regra do período por que passa o Estado e o país de aumento de casos de doenças respiratórias, implicando no crescimento da procura por atendimento e de registro de internações hospitalares. As síndromes dessa natureza acometem o sistema respiratório e causam sintomas leves, moderados ou graves. A prevenção mais eficaz é a vacina contra Influenza – vírus que circula em todo o território nacional -, disponível para toda a população nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na Casa da Vacina, à rua Gonçalves Chaves, 437, Centro, no ambulatório da UCPel, das 7h30min às 20h, à avenida Fernando Osório, 2.231, na Faculdade Anhanguera, das 17 às 21h, na avenida Fernando Osório, 1.970, e na Farmácia Municipal, para o público que circula no local.
De acordo com o assessor técnico da Diretoria de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), médico de Família e Comunidade Alexandre Moch, a procura por atendimento de casos agudos por quadros respiratórios aumentou 89% nas UBSs e 70% nas Unidades Básicas de Atendimento Imediato (Ubais).
Diagnósticos e sintomas
Alexandre Moch esclarece que, em relação às doenças respiratórias, os diagnósticos mais comuns são os resfriados simples, a síndrome gripal, a Influenza A e B, a Covid 19, as broquiolites, a asma descompensada, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) exacerbada e as pneumonias.
“Os sintomas vão desde dor no corpo, dor de cabeça, coriza, febre, tosse seca, podendo evoluir para febre persistente, tosse produtiva, cansaço e falta de ar”, relata o médico, acrescentando que a maioria dos pacientes permanece com os sintomas leves, sendo atendidos e acompanhados nas UBSs, mas uma parcela menor dos casos evolui com sintomas graves e necessita suporte de serviços de urgência, como Pronto Socorro ou Unidade de Pronto Atendimento, e, por vezes, leito clínico e de UTI.
Prevenção
A SMS salienta que os tratamentos variam de acordo com o quadro do paciente No entanto, os virais necessitam de hidratação, higiene nasal, repouso e uso de antitérmico. Conheça as principais recomendações de prevenção.
– Vacinar-se contra Influenza e Covid
– Usar máscara em locais de concentração de público
– Higienizar constantemente as mãos, lavando-as com água e sabão
– Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
– Manter ambientes arejados
Casa da Vacina não atenderá pela manhã nesta quinta-feira
Vacinação inicia-se às 13h para todos os públicos
Tendo em vista a realização de assembleia geral dos municipários, nesta quinta-feira (29) pela manhã, no auditório externo do Colégio Municipal Pelotense, com a finalidade de debater o andamento da pauta relativa à data-base dos servidores, o expediente na Casa da Vacina será a partir das 13h para todos os públicos.
A vacina contra Influenza continua disponível nas 50 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município e é recomendada como meio mais eficaz para prevenir a evolução de doenças respiratórias. Além das Unidades, saiba os demais locais de vacinação.
– Casa da Vacina – rua Gonçalves Chaves, 437, Centro, das 7h30min às 17h, à exceção desta quinta-feira
– Ambulatório da Universidade Católica de Pelotas – avenida Fernando Osório, 1.586, das 7h30min às 20h, Três Vendas
– Faculdade Anhanguera – avenida Fernando Osório, 1.970, Três Vendas
– Farmácia Municipal – rua Professor Doutor Araújo, 2.016, para o público que circula no estabelecimento
Fotos: Paula Schild Mascarenhas







