Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Vereador Marcus Cunha entrega abaixo assinado pedindo fim dos pedágios na região

Vereador Marcus Cunha entrega abaixo assinado pedindo fim dos pedágios na região
11 novembro
22:20 2013

PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF DEVE RECEBER NESTA SEMANA ABAIXO-ASSINADO PELO FIM DA CONCESSÃO DE PEDÁGIOS DO POLO PELOTAS

A presidente Dilma Rousseff deve receber nesta semana o abaixo-assinado com mais de 20 mil assinaturas recolhidas em Pelotas e Rio Grande pelo fim da concessão de pedágios do Polo Pelotas. A documentação com os argumentos que justificam a ilegalidade da prorrogação do contrato entre o Governo Federal e a Ecosul até 2026, sem a realização de nova licitação, foi entregue na última sexta-feira (08/11) pelo vereador Marcus Cunha, em nome do Fórum de Vereadores da Metade Sul, ao assessor da Secretaria-Geral da Presidência da República José Claudenor Vermohlen (Zeca), durante a visita da presidente Dilma a Rio Grande. O assessor garantiu que no início desta semana o abaixo-assinado chegará às mãos da presidente.

“Confio na coragem da presidente e sei que ela respeita os contratos. O prazo com o da Ecosul terminou no dia 24.07.2013”, afirma o vereador. De acordo ele, a intenção é que a presidente reconheça o fim desse contrato e retome o Polo Pelotas, assumindo diretamente as estradas que estão sendo duplicadas pela União e criando uma empresa pública como fez o governo do Estado ou fazendo nova licitação como ocorreu em Santa Catarina, com contratos mais benéficos para a comunidade.

Em julho deste ano, Marcus ingressou na Justiça Federal de Pelotas com ação popular buscando a nulidade do primeiro termo aditivo do contrato original assinado em 2000 entre a Ecosul e o Ministério dos Transportes. Marcus ressalta que o contrato original terminou em julho deste ano. O termo aditivo que aumentou o prazo de vigência com a Ecosul até 2026 foi, na verdade, um novo contrato que também incidiu na cobrança bidirecional, de ida e volta, e ainda permitiu a elevação da tarifa básica em 58,5%, a extensão do polo em 724 quilômetros, além de reduzir a garantia dada pela empresa de 5% para 2% e o padrão de qualidade dos serviços prestados pela Ecosul.

“Essa prorrogação fere a Lei de Licitações e altera a base do contrato original”, diz o parlamentar. A ação do vereador conta com o apoio do Fórum de Vereadores da Metade Sul, da Associação dos Caminhoneiros (Aprocapel) e do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Extremo Sul (Setcesul).

            Em pronunciamento na Câmara, na última quinta-feira (07/11), o vereador lembrou que desde a primeira audiência pública, em abril deste ano, começaram a ser colhidas assinaturas da comunidade em contra a prorrogação do contrato com a Ecosul. Nas últimas semanas, tem havido aumento considerável de adesões. “Não baixa de 700, por final de semana, e isso demonstra o empenho da comunidade por uma causa tão importante que atinge a todos” destacou Marcus. Até agora já foram colhidas mais de 20 mil assinaturas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções