Diário da Manhã

Notícias

Vereador quer mapear situação das 52 UBSs de Pelotas

Vereador quer mapear situação das 52 UBSs de Pelotas
10 fevereiro
09:38 2025

Peixoto vai identificar as demandas de todas as unidades para direcionar os recursos das emendas com mais eficiência

Detalhar a realidade das 52 Unidades Básicas de Saúde de Pelotas nos próximos 11 meses. Essa é a missão traçada pelo vereador Antonio Peixoto (PSD) nesse primeiro ano de mandato. A iniciativa vai servir de base para identificar as principais carências na infraestrutura e funcionamento das UBSs e, assim, definir as prioridades na destinação de recursos das emendas impositivas do parlamentar para a saúde.
Conforme o vereador, a iniciativa é um grande desafio mas é necessária para se dimensionar a real situação das UBSs. “É um trabalho de acompanhamento de perto que não tenho ideia se já foi feito antes, mas vamos fazer e já começamos. A ideia é identificar os problemas, ouvindo os pacientes dos postos de saúde e quem está na linha de frente da saúde, que são os servidores, os responsáveis diretos pelo atendimento”, aponta Peixoto.

Em seu primeiro mandato, o vereador encarou o desafio de elaborar essa espécie de raio-X do sistema de atenção básica da saúde de Pelotas. O objetivo é percorrer todas as unidades básicas, estabelecendo um diálogo permanente com os moradores e profissionais da saúde para identificar o que é preciso para que cada UBS funcione de forma adequada. “Vamos anotar tudo, mostrar nas redes sociais a situação e ajudar a Prefeitura a solucionar os entraves que acabam prejudicando os atendimentos do cidadão que procura o SUS e encontra problemas como falta de especialistas e estrutura para atendimentos simples”, detalha Peixoto.

A ideia é apresentar também sugestões de investimentos ao município e indicar recursos via emenda impositiva para 2026. “Metade do valor anual das emendas, cerca de R$ 700 mil, precisa ser indicado à saúde e vamos fazer com muita responsabilidade e efetividade, para que o recurso chegue a quem precisa na UBS”, destaca.

Contato com os problemas há anos

O parlamentar que é jornalista e foi repórter por 22 anos em emissoras de televisão da cidade, está acostumado a peregrinar pelas UBS de Pelotas dando voz aos que precisam da saúde e encontram dificuldades de atendimento seja pela má infraestrutura, falta de medicamentos ou de pessoal como médicos, técnicos em enfermagem e enfermeiros. Em 2015, quando era repórter de uma emissora de TV, produziu uma série de reportagens que ganhou projeção estadual, denunciando a falta de médicos na regulação do SAMU de Pelotas, fato que municiou a CPI da Saúde da Câmara, na época, e gerou mudanças no atendimento móvel de urgência.

A peregrinação já começou: foram visitadas três unidades, a do Monte Bonito, na zona rural, e a do Sítio Floresta, nas Três Vendas e Barro Duro que enfrentam problemas como falta de linha telefônica, estrutura para armazenagem de vacinas, dentre outras carências.


Em conversa inicial com a Secretária de Saúde Ângela Vitória, o vereador se colocou à disposição para ajudar e explicou a ação que objetiva fiscalizar e auxiliar o poder público na tomada de decisão. “Fui eleito para fiscalizar e, por convicção pessoal, acredito que somente ouvindo as pessoas e respeitando o profissional da saúde é que entenderemos por onde podemos começar a ajudar este importante setor”, afirma Peixoto.

Conforme a titular da Saúde no Município, algumas ações de planejamento e estudo da situação atual já estão sendo executadas em diferentes frentes da saúde. Vitória destacou ainda que questões de infraestrutura para armazenamento de vacinas nas UBSs devem começar a ser solucionadas nos próximos dias com a chegada de 21 câmaras frias. Novas aquisições de aparelhos de ar-condicionado para as unidades também estão em andamento.
Além das Unidades Básicas, a UPA, as duas UBAIS e o Pronto Socorro também estão no cronograma de ações do mandato.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções