Diário da Manhã

domingo, 05 de maio de 2024

Notícias

Vereador Rafael Amaral e Associação de Surdos buscam apoio

23 outubro
13:27 2013

Rafael Amaral Apoio Surdos

Na última segunda-feira (21), o vereador Rafael Amaral esteve reunido com o secretário de Educação, Gilberto Garcias – o Cachoeira, a fim de buscar apoio para incremento na formação de tradutores de libras.

Procurado por integrantes da Associação de Surdos de Pelotas, o vereador pautou a reunião na secretaria de Educação e Desporto, entendendo ser necessária a promoção de cursos de formação de intérpretes de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). O vereador ainda dissertou a acerca da importância de habilitar o curso de formação à rede pública de ensino regular, na forma de disciplina complementar. “Inserir o conhecimento em libras na rede pública de ensino, principalmente, no ensino fundamental, é importante para reduzir a distância entre alunos portadores de deficiência, e os que não estão sujeitos a tal condição. Esta política ainda ajuda a reduzir o preconceito de que são alvos, aqueles que por uma questão além de sua vontade, são diferentes”.

Para a intérprete de libras, Tânia Madeira, outro ponto fundamental diz respeito à remuneração dos profissionais. Tânia afirmou que os baixos salários também afastam os interessados em buscar a formação na área. “O campo de trabalho deve melhorar com as políticas de inclusão propostas nas mais diferentes esferas de governo e com a exigência de tradutores de sinais nos programas institucionais dos poderes Executivos e Legislativos. De qualquer forma, estamos iniciando uma luta paralela que diz respeito à correção nos salários dos profissionais”, afirmou.

Libras – A Linguagem Brasileira de Sinais é a forma de comunicação entre pessoas portadoras de deficiência auditiva para com o meio. O intérprete de libras é o profissional capacitado para propiciar esta comunicação, muito utilizada em escolas e programas de TV. A linguagem Brasileira de Sinais é oficialmente reconhecida pela Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções