Vereadores decidem sobre afastamento de Fernanda Miranda
Câmara realiza sessão extraordinária nesta sexta-feira, a partir das 9h, e deve concluir discussão em uma segunda sessão
Nesta sexta-feira (9), a partir das 9h, o Poder Legislativo realiza sessão extraordinária não remunerada, para primeira leitura do Projeto de Resolução 01/2026, de acordo com o edital de convocação publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado, edição 4.240, no dia 6 deste mês. O projeto é resultado do processo que tramitou, em 2025, na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, que culminou com aprovação do parecer do relator Marcos Ferreira (Marcola – UB), reafirmado pelo revisor Michel Promove (PP) e aprovado em plenário, dispondo sobre o afastamento da vereadora Fernanda Miranda (PSol), por 60 dias, das suas atividades parlamentares.
De acordo com o Projeto de Resolução elaborado para atender determinação do Regimento Interno do Legislativo para o caso, a justificativa será apresentada em plenário. Após a sessão extraordinária dedicada à primeira leitura da matéria, o retorno do conteúdo ao plenário, para discussão, será, no mínimo, em 48 horas – prazo regimental de convocação de nova sessão extraordinária.
O processo evoluiu na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar motivado pelo fato de, no Carnaval 2025, a vereadora Fernanda Miranda, em determinado evento, portar cigarros de maconha, conforme constatação de policiais militares que a abordaram e identificaram a substância em sua bolsa. A vereadora nega qualquer irregularidade e indica posições extremistas que querem cassar seu mandato por divergências políticas.







