Diário da Manhã

quinta, 02 de maio de 2024

Notícias

Vereadores Vicente e Rafael visitam o Frigorífico Extremo Sul após denúncia

23 maio
17:39 2014

Em abril deste ano, a pedido da comunidade, o vereador Vicente Amaral encaminhou denúncia para Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente de Capão do Leão, solicitando que seja feita uma fiscalização mais rígida no frigorifico Extremo Sul, e que seja solucionado o caso do mau cheiro e poluição exalados no ar. A situação atual vêm prejudicando as comunidades vizinhas ao Frigorífico, além, também, dos bairros localizados nos arredores, incluindo o Fragata e o Jardim América. O trabalho realizado com carnes, é a principal causa do problema. Os moradores e comerciantes, sentem-se lesados com o cheiro expelido pela Empresa quase que diariamente. As escolas das imediações e dos bairros atingidos em Pelotas se obrigam a realizar suas aulas de portas e janelas fechadas para que não prejudique o desempenho dos alunos e professores.

“É de extrema importância contarmos com empresas que trazem o avanço, a tecnologia, geração de empregos e arrecadação para Pelotas, mas que em contrapartida, trabalhe para manter a harmonia com o município, sua população, e especialmente com o meio ambiente”, disse o vereador Vicente Amaral.

“É de extrema importância contarmos com empresas que trazem o avanço, a tecnologia, geração de empregos e arrecadação para Pelotas, mas que em contrapartida, trabalhe para manter a harmonia com o município, sua população, e especialmente com o meio ambiente”, disse o vereador Vicente Amaral.

Na última segunda-feira, dia 19 de maio, o tucano Vicente, antes de licenciar-se por motivos de saúde da Câmara de Vereadores, visitou o Frigorífico Extremo Sul, a convite da diretoria, acompanhado do vereador Rafael Amaral. Na ocasião, puderam analisar de perto a situação do problema, e o que vem sendo feito a respeito.

Em reunião com a nova diretoria da Empresa, os edis constatam que a equipe não está medindo esforços para a realização de melhorias internas, que causem impactos na positivos na população, especialmente quando se trata da redução dos danos para a comunidade. O diretor José Alfredo Laborda Knorr, afirma que desde que assumiram o local, em abril do ano passado, estão sendo realizados altos investimentos em novas tecnologias, para solucionar os problemas causados às pessoas da região. Um dos últimos investimentos, o aerocondensador, é uma das máquinas mais caras no mercado, no que refere-se em despoluir o ar. A instalação está prevista para os próximos meses, solucionando o caso do mau cheiro.

O vereador Rafael Amaral, membro da Comissão de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento e Industria, na Câmara de Vereadores, diz que não só ele, mas todos seus colegas parlamentares, têm o dever de colaborar com o desenvolvimento da cidade, estreitando as relações e contatos com as empresas que colaboram com o crescimento da nossa região, trazendo tecnologia e empregos. Segundo o edil, o Frigorífico Extremo Sul, hoje, gera em torno de cem empregos diretos e indiretos.

Vicente Amaral, comenta que o mau cheiro na região, é uma das principais lutas de sua trajetória como líder comunitário. Cerca de três anos atrás, o tucano também denunciou o problema do antigo frigorífico Marfrig. Na época, foram instalados filtros para a redução da poluição. Atualmente, através da nova direção, são aguardadas as devidas providências, e de acordo com a mesma, podemos ter boas expectativas, pois esta administração não está economizando para ficar de bem com o meio ambiente e a comunidade vizinha, porém salienta que se o problema persistir, deve-se fiscalizar outras empresas ao redor, que ainda estão exalando mau cheiro e poluição. José Knorr e sua equipe, deixam o frigorifico Extremo Sul a disposição para a realização de novas visitas ou fiscalização.

“É de extrema importância contarmos com empresas que trazem o avanço, a tecnologia, geração de empregos e arrecadação para Pelotas, mas que em contrapartida, trabalhe para manter a harmonia com o município, sua população, e especialmente com o meio ambiente”, finaliza o vereador Vicente Amaral.

Comentários ()

Seções