Diário da Manhã

sexta, 17 de maio de 2024

Notícias

Veteranos do futebol regional se reúnem na 22ª Fenadoce

23 junho
14:09 2014

O grupo de ex-jogadores dos times das cidades de Rio Grande e Pelotas se reúne a cada três meses em uma das cidades para falar dos tempos áureos do futebol regional. Pelo segundo ano consecutivo, a Feira Nacional do Doce (Fenadoce) foi escolhida para sediar a reunião almoço dos ex-atletas.

Ao transitarem pela Praça dos Patrocinadores, corredor principal da multifeira, o grupo ficou impressionado com os recortes de jornais antigos impressos no banner exposto no estande da Caixa Econômica Federal, espaço que reúne fotos dos times mais antigos de futebol de Pelotas.

Almoço na Fenadoce marcou o encontro de confraternização dos ex-atletas Foto: Marcel Avila

Almoço na Fenadoce marcou o encontro de confraternização dos ex-atletas
Foto: Marcel Avila

Antônio Rodrigues Filho, mais conhecido como Néca, foi apontado pelos amigos em uma das fotos, mas logo viu que se tratava de outro Néca, também ex-jogador dos times daqui. Durante sua carreira, o riograndino de 64 anos jogou em nove clubes, inclusive na seleção brasileira, em 1976. “Eu tinha 26 anos quando joguei na seleção. Recordo-me com saudosismo do jogo contra a Argentina em julho de 76 no Maracanã. Era a final da “Copa Rocca” e um dos gols foi de minha autoria”, comentou orgulhoso.

O acervo de recortes pertence a Manoel de Oliveira. O ex-jogador faz jus ao apelido de “Milionário” pela rica coleção que ilustra a história do futebol de Pelotas e região. O recorte mais antigo é de 1909 que ilusta a foto do 2º time da União, um dos primeiros da cidade. “Aonde eu jogava ia colecionando os recortes, as fotos batidas antes do início das partidas e também as súmulas dos jogos”, disse Milionário.

A confraria dos ex-jogadores tem cerca de 60 integrantes, mas nem todos participaram do encontro na Fenadoce. Ao final da visita, postaram para a tradicional foto do time.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções