Diário da Manhã

quarta, 01 de maio de 2024

Notícias

Vereadores Vicente Amaral e Rafael Amaral visitam o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, em Brasília

21 março
14:20 2014

Cumprindo agenda em Brasília, nesta semana, os vereadores Vicente Amaral e Rafael Amaral, trataram juntos de pautas diversas para Pelotas e região. Dentre os assuntos abordados em reuniões, estiveram temas como a nova forma de cobrança da água, a prevenção de enchentes no município, e emendas para Pelotas e região, junto aos deputados federais Nelson Marchezan Júnior e Afonso Hamm.

As enchentes em Pelotas foi um dos assuntos abordados durante a reunião

Enchentes em Pelotas foi um dos assuntos abordados durante a reunião

No gabinete do deputado federal Nelson Marchezan Júnior, os parlamentares pelotenses se reuniram com o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Sr. Osvaldo Garcia, responsável pelo setor em todo País, para tratar de projetos na área do saneamento nos bairros Passo do Salso e Vila Governaço, em Pelotas. Além disso, com o apoio e respaldo do Vereador Rafael, Vicente tratou da Lei 11.445 de 27 de março de 2007, que determina que a cobrança da água seja realizada sob consumo e tarifa social. O prazo para o devido cumprimento desta lei termina ainda este ano, e os municípios que não o fizerem, não poderão receber verbas do Governo Federal para o setor do saneamento. Outra questão importante levantada pelos vereadores, é a exigência de que a contabilidade dos serviços de água, esgoto e lixo seja feita separadamente, conforme determina a nova Lei Federal de Diretrizes e Saneamento Básico. Apenas duas cidades no Brasil ainda não se adequaram ao novo sistema, e Pelotas é uma delas. O vereador Rafael Amaral salienta a importância do enquadramento do município nesta lei para o beneficio de todos cidadãos, e também da própria cidade, que poderá buscar novos recursos no setor do saneamento, e reforça todo apoio ao colega Amaral. O tucano Vicente, diz estar tranquilo em relação ao enquadramento, pois esta nova administração está dando grandes passos no processo de regularização da cobrança da água. Ele ainda relembra o quanto lutou em governos anteriores e nada foi feito. Vicente acredita que de acordo com informações do Poder Executivo, ainda neste ano de 2014, o novo sistema de cobrança estará pronto.

Ainda em reunião com o Sr. Osvaldo Garcia, responsável pelo saneamento básico em todo o País, o vereador Rafael retoma a pauta sobre seus projetos encaminhados em outubro do ano passado, na Câmara de Vereadores de Pelotas, que tratam de recursos do setor, para a implantação de canalização nos bairros Recanto de Portugal e parte do Dunas. Na oportunidade, ele também agradece os valores liberados para o saneamento no bairro Balsa.

Comentários ()

Seções