“Vó África” Inicia Gravações em Pelotas
Filme movimenta a cidade com presença de elenco nacional, equipe local e apoio de instituições parceiras
Começaram oficialmente as filmagens de Vó África – Em Busca dos Velhos Trilhos, longa-metragem gravado em Pelotas (RS) e produzido pela Nação Produtora em parceria com a Antro de Criação. Com direção de Nando Ramoz, o filme terá gravações intensas ao longo de todo o mês.
Já está em Pelotas o ator César Mello, que interpreta Cyro Silva, personagem central na trama. A atriz Roberta Rodrigues, que viverá a professora Margarida, chega nas próximas semanas para se juntar ao elenco. A produção também conta com artistas e técnicos locais e da capital, Porto Alegre, valorizando os talentos da região Sul do país.

Nando Ramoz é o diretor do filme. Fotos: Rafael Dias
O longa é ambientado entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970, durante a ditadura militar, e mergulha nas histórias apagadas de personagens marginalizados. As gravações acontecem em espaços simbólicos da cidade, como a Casa Oca – principal locação – e os antigos trilhos do bairro Porto, onde circulará o bonde cenográfico construído especialmente para o filme.
Para tornar esse projeto possível, Vó África conta com o apoio institucional da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Prefeitura Municipal de Pelotas.
Vó África – Em Busca dos Velhos Trilhos é um projeto viabilizado pelos editais da Lei Paulo Gustavo, promovidos pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC), reforçando o papel da cultura como força de transformação e memória coletiva.







