Diário da Manhã

Notícias

Volta ao Mundo transforma Pelotas na capital da capoeira

Volta ao Mundo transforma Pelotas na capital da capoeira
02 julho
16:17 2025

Evento com entrada franca reúne grandes mestres dessa expressão cultural no Brasil entre os dias 4 e 5 de julho

Da periferia para o mundo: Mestre Jarrão é o idealizador do evento

Grandes mestres da capoeira do Brasil estarão reunidos em Pelotas nos dias 4 e 5 de julho. “Volta ao Mundo” é um encontro de mestres de diversas partes do País, com rodas de capoeira, cortejo de berimbaus, rodas de conversa e espetáculo calabash, com músicas produzidas utilizando o berimbau como instrumento. O evento celebra essa representação cultural afro-brasileira que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira.  A programação tem entrada franca e será realizada em diversos locais da cidade. O projeto “Volta ao Mundo” é financiado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, através da Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul.

“Na roda de capoeira, o movimento ‘volta ao mundo’ remete a uma pausa no jogo, que convoca à reflexão, à calmaria, à circulação e à conexão entre os capoeiristas. Essa estratégia serviu de inspiração para a criação do nosso projeto”, conta Mestre Jarrão, do grupo Povo que Ginga, de Pelotas, e idealizador do “Volta ao Mundo”.

“Como capoeirista e agente cultural, realizo atividades voltadas a um pensamento de capoeira que a vê como instrumento de cidadania e empoderamento, principalmente relacionado às questões negras e à história do povo negro no Brasil”, relata Jarrão. Criado no bairro Navegantes, na periferia da cidade de Pelotas, suas atividades sociais sempre foram direcionadas ao público periférico, à zona rural, aos quilombolas, buscando oferecer aquilo que aprendeu dentro da capoeira, descobrir novos talentos, divulgar e salvaguardar essa arte.

Mestres confirmados

Reconhecido internacionalmente, Mestre Cobra Mansa, de Salvador, é uma das presenças confirmadas no evento

Nesse sentido, “Volta ao Mundo” foi concebido por Jarrão para ser um grande encontro com os principais mestres da capoeira do Rio Grande do Sul e do Brasil e para promover essa cultura que faz parte da identidade no País. Entre os nomes confirmados está o do Mestre Cobra Mansa, da Bahia, formado por Mestre Moraes, reconhecido no mundo, e um dos fundadores da Fundação Internacional de Capoeira de Angola (FICA), com sedes em diversos países da Europa, das Américas e da Ásia. Traz ainda Mestre Tisão, de Minas Gerais, atualmente radicado no Uruguai; e o Contra-Mestre Keka Jabaré, do Belém do Pará.

O encontro mostra também que capoeira é uma arte em que as mulheres se destacam com nomes como a Mestra Janja, da Bahia, docente do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia, e cofundadora do Instituto Nzinga de Estudos da Capeira Angola e Tradições Educativas Bantu no Brasil. Também está confirmada a presença da Mestra Paula, educadora popular  e gestora do grupo de capoeira Tambores de Angola e integrante do Comitê Gestor dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa e da Contra-Mestra Karine, de Caxias do Sul, discípula do Mestre Manoel, do Rio de Janeiro..

O evento  demonstra ainda a força da capoeira desenvolvida no Rio Grande do Sul, com nomes como Mestre Chico, de Porto Alegre, um dos grandes mestres de capoeira do Estado; Mestre Churrasco, também de Porto Alegre, um dos mais antigos mestres de capoeira Angola em atividade no RS e de seu irmão Mestre Bartelêni. O evento terá também a participação de Mestre Dentinho, de Canoas; Mestre Guto, de Porto Alegre; Mestre Trança, de Novo Hamburgo; Mestre Kunta Kintê, de Encruzilhada do Sul; Mestre Pastel, de Alvorada; Mestre Pretto, de São Lourenço do Sul; Mestre Arruada, de Canguçu; Mestre Tiaguinho, de Encruzilhada do Sul; Contra-Mestre Samuel, de Pelotas; Mestre Kunta Kintê, de Torres; Treinel Jamaica, de Porto Alegre; Contra-Mestre Lolo, de São Leopoldo; Mestre Cabeleira, de Pelotas; e Mestre Marcelo, de Porto Alegre.

Mestre Janja, da Bahia, é uma das representantes da força feminina na capoeira

Programação:

“Volta ao Mundo”
Encontro de Mestres de Capoeira
Datas: 
4 e 5 de julho

4 de julho – Sexta-Feira

9h – Recepção dos Mestres – Credenciamento
Local: Escola Povo que Ginga – Rua Santa Tecla, 777; Centro

12h – Intervalo

14h – Oficina de capoeira com os alunos dos anos iniciais
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Raphael Brusque

18h – Roda de Capoeira

Local: Colônia de Pescadores Z3

5 de julho – Sábado

9h – Espetáculo Cabalash
Local: Espaço Capoeira Ginga – Mercado Público de Pelotas

9h30 – Cortejo de Berimbaus

10h – Rodas de Conversa destacando a conexão vital entre cultura popular, meio ambiente e comunidade, abordando a preservação do legado ancestral e antirracismo e questões de gênero.
Local: Museu do Doce – Centro

12h – Intervalo

14h – Rodas de conversa com os temas: a crise climática: capoeira e meio-ambiente, e capoeira na periferia.
Local: Museu do Doce – Centro

18h – Roda de Capoeira
Local: Mercado Público de Pelotas

21h – Roda de Samba
Local: Pelotas Bier Hostel

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções