Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Walter Grassmann destaca trabalho da preparação física xavante

07 julho
08:38 2021

Por: Henrique König

Ainda sem engrenar com resultados positivos na Série B do Brasileiro, ao menos a preparação física está mais valorizada no Bento Freitas. O experiente preparador Walter Grassmann conversou com o repórter Zé Tonini, na Rádio Universidade AM.

“Cheguei ao Brasil para os últimos dois jogos do Gauchão. Analisei a situação com o fisiologista, com a comissão técnica. Precisávamos alterar o perfil físico do grupo. Nossa atitude foi perfeita. Juntamos nosso trabalho com o do Tencati, com a fisiologia. Não queimamos etapas e os resultados foram muito bons. Mesmo com a maratona de jogos, estamos realizando um trabalho seguro. Estamos conseguindo manter um ritmo bastante intenso e com pouca decorrência de lesões”, afirmou.

Grassmann em sua primeira passagem pelo GE Brasil, em 2019; ele elogia o trabalho da fisiologia como novidade no clube

Grassmann destacou que quando o departamento médico está cheio, se lembra do problema da preparação física, mas quando está mais vazio, não se costuma elogiar. “Estar com o grupo à disposição é fundamental para o Tencati. Em primeiro lugar a segurança e em segundo lugar o desempenho dos atletas”, apontou o preparador.

“Desde 2019 (quando trabalhou com o técnico Paulo Roberto Santos no Xavante) aqui eu pedia para o clube contratar um fisiologista. Sempre nos clubes que tenho passado existe a figura do fisiologista”, declarou sobre essa evolução observada no Rubro-Negro, que conta com Lenon Vittola no cargo.

Sobre a situação dos atletas, ele citou que Jarro se recupera de um edema ósseo, criado na estreia da Série B, diante do Londrina. “Ele está evoluído, já fez trabalho aeróbico, de força e de potência. Está no trabalho de bater na bola. Ele ainda sente alguma dor e precisa readquirir confiança.” Já o lateral Vidal gerou um edema na panturrilha no duelo diante da Ponte Preta, mas a situação médica dele não preocupa.

Volante Denilson, que estava no futebol de Malta e passou meses parado antes de entrar devidamente em forma e reforçar o Xavante na Série B

“Mesmo com essa maratona de viagens, não estamos com grandes problemas”, assegurou Grassmann. Sobre o cuidado com os atletas, ele citou os casos do volante Denilson, que chegou ao Brasil após mais de dois meses de inatividade, além do zagueiro Arthur Henrique e do atacante Netto, que também exigiram cuidados especiais do departamento para entrarem em forma. “Nós vamos alcançar os resultados baseados nos treinos do nosso dia a dia.”

O Xavante volta a campo contra o Operário no sábado pela manhã, às 11h, em Ponta Grossa, no Paraná, em jogo válido pela 10ª rodada da Série B.

Comentários ()

Seções