Diário da Manhã

terça, 19 de março de 2024

Notícias

Brasil enfrenta tabu de 20 anos

14 janeiro
08:51 2014

O Brasil tem um tabu para quebrar neste começo desta temporada: o de não vencer na partida de estreia no Campeonato Gaúcho. A última vitória foi no distante ano de 1994, quando derrotou o Veranópolis por 1 a 0, no Antonio David Farina. Depois disso ocorreram cinco empates e quatro derrotas. A história pode ser mudada neste domingo, às 18h, no Bento Freitas, com ocorrência vitória diante do Cruzeiro na rodada de abertura do Gauchão de 2014.

Em 1995 e 1997, o Brasil teve a “desvantagem” de começar o Campeonato Gaúcho contra o Internacional – ambas as partidas no Bento Freitas. No primeiro ano, a derrota por 2 a 1 para os colorados; no segundo, o empate por zero a zero. Em 1996, o Xavante começou a competição na Série B, mas, na fase semifinal, já estava na primeira divisão (o regulamento permitia o acesso e a classificação para as semifinais no mesmo ano). E começou a fase entre os semifinalistas com vitória de 1 a 0 diante do Inter na Baixada.

Equipe xavante tem desafio de quebrar tabu que se estende deste 94 Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

Equipe xavante tem desafio de quebrar tabu que se estende deste 94
Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

Já em 1998, o Brasil arrancou no Gauchão com empate por zero a zero diante do Caxias em Pelotas. No ano seguinte, a estreia foi desagradável: derrota de 2 a 1 para o Passo Fundo no Vermelhão da Serra. Após a ausência de cinco edições da primeira divisão, o Rubro-Negro reapareceu no Campeonato Gaúcho em 2005, estreando com empate por 1 a 1 diante do São José/CS, em Cachoeira do Sul.

A sina de começar mal o Gauchão se repetiu nos anos seguintes. Em 2006, a derrota em casa para o São José/PA por 2 a 0. No ano seguinte, a arrancada se deu com empate por 2 a 2 com o 15 de Novembro, em Campo Bom. Já em 2008, o São Luiz foi o algoz do Brasil na estreia, vencendo a equipe pelotense por 3 a 1 no 19 de Outubro.

Na última partida em Gauchão, em 2009, numa noite carregada de emoções em função do trágico acidente do começo do ano, o Brasil empatou por 3 a 3 com Santa Cruz no Bento Freitas – dia 3 de fevereiro.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções