Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

115 ANOS : Instituto São Benedito comemora data e busca novos colaboradores

115 ANOS :  Instituto São Benedito comemora data e busca novos colaboradores
13 maio
09:45 2016

Neste dia 13 de maio, comemora-se os 115 anos de fundação do Instituto São Benedito. Esta importante Obra de Assistência Social, em nossa cidade, começou pela determinação e coragem de Luciana Lealdina de Araújo, a “Mãe Preta” como era conhecida.

Mulher negra, filha de mãe escrava e dotada de grande sensibilidade para com os pobres, Luciana nasceu em Porto Alegre, no dia 13 de junho de 1870 e ainda jovem veio com sua família para Pelotas. Aqui deparou-se com a triste realidade de muitas meninas negras e órfãs desamparadas e que não eram aceitas em outras instituições, seja pela cor, seja pela falta de quem as apadrinhasse.

O PÁTIO interno com bastante movimento da criançada

O PÁTIO interno com bastante movimento da criançada

Movida pela fé e solidariedade, Luciana de Araújo junto com outras senhoras, começou sua peregrinação benemérita, a qual recebeu o nome de Asilo de Órfãs São Benedito. Inicialmente a Obra desenvolveu suas atividades na casa nº 07 da antiga Praça da Matriz, atual Praça José Bonifácio. Nos dois primeiros anos foram matriculadas onze meninas. Durante 15 anos a Obra assistencial recebeu crescente número de crianças – entre 1901 e 1915 – nesse período a sede da entidade precisou de mais espaço, sendo assim, transferida para o atual edifício, que foi gratuitamente cedido pelo benfeitor, Joaquim Rasgado.

Neste período, Luciana e um grupo de senhoras da cidade de Pelotas ministravam voluntariamente, educação (ensino Primário) e ensinamentos domésticos às meninas carentes dessa Instituição.

Cumprida a sua missão em Pelotas, em 1908, Luciana de Araújo mudou-se para Bagé, levando consigo três filhas de criação: Alice, Avelina e Julieta. Na nova cidade, no ano seguinte, fundou o Orfanato São Benedito, acolhendo, então, meninos e meninas. Com sua amiga Florentina Ferreira, voltou a percorrer as ruas, desta vez de Bagé, angariando donativos para sustentar a nova obra. Luciana faleceu em 27 de novembro de 1930.

Desde 1901, o Asilo é administrado por diretorias constituídas de membros voluntários da comunidade local que sucessivamente vem prestando seus serviços com extraordinária dedicação e gratuidade. Primeiramente Luciana, depois as sucessivas diretorias.

CAPELA com pinturas do ilustre Aldo Locatelli

CAPELA com pinturas do ilustre Aldo Locatelli

A MISSÃO

Atualmente o Instituto São Benedito atende, gratuitamente, 115 crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, oriundas da periferia da cidade. O atendimento se dá através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. As crianças recebem Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), Oficinas Pedagógicas e Culturais, além de três refeições diárias.

MANUTENÇÃO

A Instituição se mantém através de promoções, sócios e doações da comunidade local. Buscamos conseguir novos parceiros, pessoas que se identifiquem com a proposta de Luciana de Araújo e que queiram contribuir para com um futuro melhor das crianças e adolescentes atendidas. O Instituto São Benedito está localizado na Rua Felix da Cunha, nº 909.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções