Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

BOMBEIROS : Empresas contratadas são responsáveis por erros nas solicitações de alvarás

25 maio
10:57 2016

O comandante regional dos bombeiros, major André Silvério, afirmou, durante audiência pública na Câmara, que 99,8% dos alvarás que chegam à Corporação para análise entram com incorreções

Depois de quase um ano avaliando os motivos para um número tão alto, a conclusão é de que “não é o proprietário nem o Estado que erram, é o intermediário, a empresa que encaminha os planos de prevenção contra incêndio aos bombeiros”.

Ao ser questionado pela presidente da Associação de Presidentes de Entidades Sociais de Pelotas, Alice Peters, se não poderia orientar com quais empresas os clubes deveriam trabalhar o major disse que não. “Não tenho poder para fechar empresas que trabalhem erroneamente nem posso lhe indicar uma empresa, mas posso dizer que talvez alguém esteja sendo enganado. A empresa tem que chegar e lhe dizer ‘eu errei cinco vezes porque eu não quis fazer o correto, eu quis pegar seu dinheiro e não lhe devolver o alvará”.

Segundo o comandante regional dos bombeiros, na situação vivida em Pelotas cabe até “uma ação privada, porque houve, no mínimo, dolo (fraude, má fé)”.

MAJOR André Silvério diz que falhas chegam a 99,8% dos encaminhamentos

MAJOR André Silvério diz que falhas chegam a 99,8% dos encaminhamentos

NÚMEROS – O major exemplificou com os números de 2015. De toda a região foram encaminhados 2.111 PPCIs, dos quais 1.367, de Pelotas. Do total regional, foram feitas 7.394 análises, “ou seja, alguma coisa está errada, porque para nós são quase 7.500 alvarás e não os 2.111 que entraram”.

Ele alertou para o espaço de tempo desde que o documento chega à análise na Corporação até a emissão final. “Hoje temos uma média de mais de um ano, o que é degradante para nós e não se justifica para a sociedade. Isso tem que mudar e não é na parte pública (bombeiros) nem nos proprietários. O PPCI é fácil, é simples, porque levar cinco anos?”

Proposta pelos vereadores Ademar Ornel (DEM), presidente da Câmara, e Tenente Bruno (PTB), a audiência, realizada na manhã desta terça-feira, 24/05, contou com pastores evangélicos, representantes de templos religiosos, umbandistas, comerciantes e clubes sociais.

O presidente Ademar Ornel considerou um passo importante a proposta do major André Silvério de reunir a todos para analisar os planos de prevenção. Para o Tenente Bruno, a presença do comandante regional comprovou o seu interesse em “interagir com a comunidade e organizar uma dinâmica de trabalho para a liberação dos alvarás”.

O vereador José Sizenando (DEM) sugeriu a criação de um portal da transparência que divulgasse o ranking das empresas que tenham o maior número de liberações de PPCIs, “para mostrar as que trabalham corretamente”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções