Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Calçadão do Centro será requalificado

27 agosto
09:13 2015

O calçadão do Centro de Pelotas está incluído no cronograma de obras do Município do primeiro semestre de 2016. A prefeitura tem expectativa de que, até o final deste ano, já estejam vencidas todas as etapas exigidas para abertura do processo de licitação.

A requalificação prevista engloba as áreas da rua Andrade Neves, entre Lobo da Costa e Voluntários da Pátria, e da Sete de Setembro, entre General Osório e 15 de Novembro.

As obras no calçadão central fazem parte da proposta de requalificação dos espaços públicos. No projeto, estão incluídos a troca total do piso, a fiação em vala subterrânea, a implantação de novo sistema de esgoto para acabar com o mau cheiro, o sistema de iluminação ornamental, o caminho para o trânsito dos bombeiros sem qualquer dificuldade, o mobiliário urbano complementar (bancos, lixeiras e outros), o paisagismo e as intervenções para acessibilidade, com a ideia de nivelar as ruas transversais à pavimentação do calçadão.

O PROJETO definitivo fica pronto no final de setembro e a licitação deve sair ainda este ano

O PROJETO definitivo fica pronto no final de setembro e a licitação deve sair ainda este ano

O secretário executivo da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP), Jair Seidel, informa que também será trocado o pavimento da quadra da rua Marechal Floriano, entre Andrade Neves e General Osório, e inserido mobiliário urbano naquele passeio.

O projeto definitivo, já com ajustes que foram solicitados pela UGP, será entregue pela empresa porto-alegrense Incorp Consultoria e Assessoria até o final de setembro. Depois, será encaminhado para a Caixa Econômica Federal (órgão financiador), para aprovação, liberando o Poder Público para abrir o processo de licitação para interessados na execução das obras, cuja estimativa de custos está orçada em aproximadamente R$ 6 milhões, com recursos do PAC Mobilidade.

Além do calçadão central, o programa inclui os projetos de requalificação do Largo de Portugal, da avenida Saldanha Marinho e do alargamento do passeio público no entorno da praça Coronel Pedro Osório, na quadra dos prédios da prefeitura e Bibliotheca Pública Pelotense (BPP). A revitalização da praça Coronel Pedro Osório já está em andamento.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções