Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Campanha do Hospital Escola expõe os benefícios de parar de fumar

01 setembro
09:08 2014
29 de Agosto foi o Dia Nacional de Combate ao Fumo

29 de Agosto foi o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Foi realizada sexta, a campanha de combate ao fumo do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas. A ação visou conscientizar a população de Pelotas, expondo os malefícios do tabagismo e os benefícios de parar de fumar.

Durante todo o dia foi distribuído material informativo no ambulatório da Faculdade de Medicina da UFPel (FAMED), e os médicos deram atenção especial ao assunto nas consultas. Parte da campanha também aconteceu no Calçadão de Pelotas, das 10h às 15h30min, onde um toldo foi montado e as pessoas que passavam puderam fazer exame bucal, verificação da pressão arterial, conferir uma exposição de banners e cartazes que mostravam os malefícios que o tabagismo pode trazer, e receber diversos materiais informativos. Ainda, quem passava pelo centro da cidade, pode ver de perto como é um pulmão danificado pelo tabagismo, o que contrastava visivelmente com a fotografia de pulmões saudáveis. No Hospital Escola, foi distribuído aos pacientes e funcionários o material.

Integrante do Projeto de Promoção a Saúde do Servidor da UFPel, a Psicóloga Maria Helena Silveira falou que “a importância dessa ação é alertar a população para os riscos advindos do tabagismo, tanto ativo quanto passivo”. Ela ainda completa, explicando que, em alguns casos, a pessoa já tem a vontade de parar, e essa campanha inesperada pode fortalecer o ímpeto de acabar com esse vício.

O dia 29 de agosto é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo, e a campanha do HE visou sensibilizar o público para os vários benefícios de parar com o tabagismo. O aposentado, Luis Carlos Pereira, fumou dos 14 aos 47 anos, e hoje, aos 72, se sente muito bem com a decisão de parar. “Fui largando o cigarro aos poucos, e por fim deixei de lado esse vício horrível” contou Pereira.

A realização da campanha foi feita pelo Laboratório de Função Pulmonar e Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Oncológica do Hospital Escola UFPel.

INTEGRANTES do Projeto de Promoção à Saúde

INTEGRANTES do Projeto de Promoção à Saúde

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções