Diário da Manhã

quarta, 01 de maio de 2024

Notícias

Cerest chama atenção para a saúde vocal

16 abril
16:51 2014

Nesta quarta-feira, 16 de abril, quando se comemora o Dia Mundial da Voz, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) MacroSul, chama a atenção para os distúrbios vocais que acometem a saúde do trabalhador.

fonoaudióloga do Centro, Rita Signor, informa que o Centro está esclarecendo dúvidas sobre os sintomas recorrentes à saúde vocal, pelos telefones (53) 3227-5217 e 3225-5588 ou através do email [email protected]. “Podem mandar suas dúvidas que iremos responder. Empresas ou sindicados interessados em receber uma palestra podem nos procurar”, destacou ela.

Os cuidados e monitoramento da qualidade vocal, bem como autoconhecimento das características vocais são medidas importantes para detectar sintomas de alteração na voz, prevenir o diagnóstico precoce de distúrbios vocais, favorecendo os melhores caminhos para o tratamento mais breve possível.

Em algumas áreas profissionais, os cuidados com a voz são ainda mais necessários, pois se trata do instrumento de trabalho. É o caso de atores, jornalistas (radialistas, apresentadores/âncoras), cantores, profissionais de telesserviços, professores, religiosos, dentre outros profissionais.

Curiosidades sobre a saúde vocal

*O grito prejudica a voz?

Sim. Não grite, não sussurre, não fale em excesso. Usar a voz em tom mais alto ou mais baixo que o habitual necessita um esforço maior, que pode provocar a formação de nódulos. Por isso, fale normalmente.

*Café em excesso diminui a hidratação das pregas vocais?

O café faz com que a pessoa produza maior secreção no cordão vocal e comece a pigarrear. Normalmente está associado ao consumo de cigarro.

*O bocejo ajuda no relaxamento das pregas vocais?

Sim. Esse relaxamento facilita a voz e ajuda a diminuir as tensões. Existe uma série de exercícios para relaxamento. Procure sempre um profissional.

*O ato de pigarrear gera um alto impacto das pregas vocais?

Sim. O pigarrear pode ocasionar futuras lesões. É importante saber a causa deste pigarro. O excesso de muco na laringe pode ser decorrente do fumo, alergias respiratórias e desidratação. A produção demasiada desse muco é a defesa do organismo diante desses quadros irritativos. Não pigarreie e beba bastante água.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções