Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Crianças de escolas municipais trabalham no projeto e montagem de robôs

Crianças de escolas municipais trabalham no projeto e montagem de robôs
28 novembro
08:42 2017

Estudantes da Rede Municipal receberam quatro kits de arduíno – a parte eletrônica dos robôs programáveis – para serem utilizados nos projetos de robótica. A entrega foi no Centro Tecnológico Educacional de Pelotas (Cetep) e reuniu, além dos alunos e professores de cinco escolas, representantes da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), parceiros no projeto.  

Atualmente, o projeto tem cerca de 80 estudantes em dez núcleos de cinco escolas da zona urbana e rural – Colégio Pelotense e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Santa Teresinha, Nestor Elizeu Crochemore, Wilson Müller e Luiz Augusto de Assumpção.  Os kits, itinerantes até que cada escola adquira o seu, possibilitarão que os núcleos coloquem em prática o que aprenderam e planejaram. Mas o secretário de Educação, Artur Corrêa, garantiu a compra dos kits para as demais escolas.  “As escolas façam os pedidos. Eu vou autorizar”, afirmou.  

 

O secretário de Educação, Artur Corrêa, garantiu a compra dos kits para as demais escolas.  “As escolas façam os pedidos. Eu vou autorizar”, afirmou.

O secretário de Educação, Artur Corrêa, garantiu a compra dos kits para as demais escolas. “As escolas façam os pedidos. Eu vou autorizar”, afirmou.

Os professores participaram de capacitações semi-presenciais oferecidas pela UFPel e aceitaram o desafio de criar clubes, voltados a crianças alfabetizadas. Integram o clube da Emef Nestor Crochemore, crianças com necessidades educacionais especiais. De acordo com o professor da UFPel, embora seja importante aprender a questão tecnológica, essa não é a condição mais importante, mas qualidades como o raciocínio lógico e a capacidade de cooperar.  Corrêa falou às crianças que conhecimento inovador é o diferencial da geração e o desafio diário dos educadores. “Em pouco tempo vocês estarão no meu lugar, no lugar dos professores. E sei que vocês terão o comprometimento com uma realidade diferente. O conhecimento vai mudar o país”, ponderou.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções