Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

DIA DO PATRIMÔNIO : Pelotas recebe prêmio na Bahia

DIA DO PATRIMÔNIO : Pelotas recebe prêmio na Bahia
24 outubro
09:18 2016

Solenidade promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), realizada no teatro Castro Alves, em Salvador, Bahia, na noite de quinta-feira, conferiu a Pelotas e a municípios de mais sete estados brasileiros o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade.

Pelotas foi a única cidade entre os estados da Região Sul a receber o troféu, conferido aos pelotenses em reconhecimento ao projeto Dia do Patrimônio, instituído na gestão Eduardo Leite.
Eduardo recebeu o troféu e o dedicou a toda a população pelotense, lembrando que a ideia de desenvolver o Dia do Patrimônio no Município foi inspirada no modelo do Uruguai – país fronteiriço ao Rio Grande do Sul, onde o evento faz parte do calendário nacional há muitos anos. Em Pelotas, o projeto foi adaptado e evoluiu com a participação da comunidade. Com custo baixo, cada edição anual é temática e busca valorizar o patrimônio (material e imaterial) local, proporcionar aos moradores e visitantes que conheçam e “se apropriem” de prédios históricos e conheçam mais de sua própria cultura.

A solenidade também contou com presença do secretário e da engenheira da Secretaria de Cultura (Secult), respectivamente Giorgio Ronna e Gisela Frattini, e de superintendentes do Iphan de estados brasileiros. O evento contou com shows, apresentação de baianas, capoeiristas e de representantes dos bens culturais da Bahia.

PREFEITO Eduardo Leite recebeu o troféu

PREFEITO Eduardo Leite recebeu o troféu

O PROJETO

Neste ano, a 29ª edição do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade versou sobre a diversidade cultural brasileira. Pelotas participou das etapas de seleção com o projeto Dia do Patrimônio, apresentando a herança cultural africana, descendências e influência, garantindo-se como única cidade do Rio Grande do Sul a ser vencedora do Prêmio. Maranhão, Minas Gerais, Sergipe, São Paulo, Bahia, Pará e Sergipe foram os demais estados com municípios que receberam o troféu.

O Prêmio, instituído em 1987, é uma iniciativa do Iphan, de caráter nacional, com vistas ao reconhecimento das ações de preservação, valorização e salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro.

O projeto de Pelotas, Dia do Patrimônio, foi instituído em 2013 com o objetivo de promover o patrimônio cultural e enfatizar seu conceito como política pública de cultura, aproximando e integrando a comunidade.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções