Diário da Manhã

sexta, 06 de dezembro de 2019

Notícias

EDUCAÇÃO : Escritor visita a escola Monsenhor Queiroz

EDUCAÇÃO :  Escritor visita a escola Monsenhor Queiroz
21 novembro
09:00 2019

Rodrigo Trespach, autor de “1824”, palestrou na escola Monsenhor Queiroz

Por Carlos Cogoy

Historiador Rodrigo Trespach interagiu com alunos da escola pública

Historiador Rodrigo Trespach interagiu com alunos da escola pública

Na sala repleta, o calor da tarde não desanimou as dezenas de adolescentes. Eles aguardavam a chegada de um visitante especial. Numa iniciativa cultural da Livraria Vanguarda, conforme a professora Ledeci Coutinho, diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Queiroz, foi proporcionada a presença do pesquisador e escritor gaúcho  Rodrigo Trespach. Autor de “1824”, que teve lançamento na 47ª Feira do Livro de Pelotas, ele participou do projeto da Vanguarda, que doou livros à escola. A diretora agradece: “Obrigada Livraria Vanguarda pela oportunidade oferecida aos nossos alunos de receber o lançamento do livro ‘1824’, que contou com o autor Rodrigo Trespach. Foi uma linda experiência. Valeu o dia. A escola que lê forma cidadãos sujeitos de sua história”.

ENCONTRO com o autor possibilitou desmistificar a imagem do escritor. Na explanação aos alunos, o autor abordou sobre a sua trajetória como pesquisador, alguns dos obstáculos e a necessidade de perseverança para alcançar objetivos. Também explicou sobre as suas obras, em especial o livro que está sendo lançado neste ano: “1824 – Como os alemães vieram parar no Brasil, criaram as primeiras colônias, participaram do surgimento da igreja Protestante e de um plano para assassinar D. Pedro I”. A obra tem 368 páginas e foi publicada pela editora Leya. No evento, Trespach contou com o apoio de Flávia Vitaca e Manuel Lemos, que integram a equipe da Vanguarda. O escritor expressou: “Antes de nossa presença na Feira do Livro de Pelotas, participamos de um projeto muito especial de doação de livros. Ação foi organizada pela Livraria Vanguarda e obras foram entregues na Escola Monsenhor Queiroz. Obrigado à professora e diretora Ledeci Coutinho, pela recepção e carinho, e a Flávia Vitaca e Manuel Lemos, que me acompanharam. Parabéns à Vanguarda pela iniciativa”.

Diretora Ledeci Coutinho recepcionou o autor

Diretora Ledeci Coutinho recepcionou o autor

OBRA - Rodrigo Trespach é natural de Osório. Historiador, pesquisador e escritor, é autor de onze livros, entre os quais “O lavrador e o sapateiro” (2013), e os quatro livros da coleção “Histórias não (ou mal) contadas” (2017 e 2018). Pesquisador independente, conforme divulga, é colaborador do Instituto de História Regional da Universidade de Mainz, na Alemanha, e autor de diversos artigos para jornais e revistas nacionais e internacionais. Para saber mais sobre as publicações do escritor acesse: rodrigotrespach.com.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções