Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Estátua de Iemanjá restaurada será entregue à população neste sábado

Estátua de Iemanjá restaurada será entregue à população neste sábado
04 dezembro
15:28 2015

Imagem ficará exposta no Chafariz das Três Meninas e depois será levada à Gruta no Balneário dos Prazeres

Imagem sofreu ato de vandalismo

Imagem sofreu ato de vandalismo

Oito meses depois de ter sofrido um incêndio criminoso que a deixou praticamente destruída, a imagem de Iemanjá será entregue, restaurada, à população pelotense. A solenidade será realizada neste sábado, 05/12, a partir das 14h, com a apresentação no Chafariz das Três Meninas, no calçadão da rua Andrade Neves com Sete de Setembro, onde ficará até as 16h.

De lá, a imagem de Iemanjá será levada à sua Gruta, no Balneário dos Prazeres, onde é reverenciada por milhares de fiéis de Pelotas e de municípios da Zona Sul. Às 17h, a Santa será recepcionada e homenageada pelos Centros e Casas de Nação.

A entrega da imagem está sendo organizada pelos vereadores Ademar Ornel (DEM), Marcos Ferreira (PT), Rafael Amaral (PP) e Ricardo Santos (PDT).

A imagem ficou aos cuidados do restaurador Álvaro César Seara. À época do incêndio, ele explicou que a imagem foi queimada com gasolina, cuja fumaça impregnou o gesso. “A restauração é delicada, tem que ver se há rachadura, não se pode usar qualquer material”, explicou.

Relembre – Na madrugada de 7 de abril de 2015, a Gruta e a Imagem de Iemanjá foram alvo de um incêndio criminoso, em seu santuário no Balneário dos Prazeres. O ato de vandalismo foi imediatamente rechaçado pela Câmara de Vereadores.

Em reunião entre os vereadores Ademar Ornel (DEM), Ricardo Santos (PDT) e Marcos Ferreira (PT), com a Federação de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros e representantes de movimentos africanistas, ficou decidido que a restauração seria feita de forma particular. O presidente da Câmara deixou claro que o mais urgente era não permitir que, por causa do incêndio, o espaço conquistado no Balneário dos Prazeres, há quase 60 anos, fosse perdido.

“Não vamos permitir que retirem a gruta de lá e levem para outro local. Temos que exigir o tombamento histórico do local”. Finalmente restaurada, a imagem volta agora ao seu lugar. Segundo o vereador Ornel, o que aconteceu serviu para fortalecer a fé das religiões africanistas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções