Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

FINS DE SEMANA : UBAI 24 horas e Postos abertos para reduzir a lotação do Pronto Socorro

FINS DE SEMANA : UBAI 24 horas e Postos abertos para reduzir a lotação do Pronto Socorro
12 setembro
08:29 2018

Fechamento de leitos da Santa Casa aumentou lotação do Pronto Socorro que chegou a receber 150 pacientes

            Ampliar o funcionamento da Unidade Básica de Atendimento Imediato (UBAI) do bairro Navegantes para 24 horas e abrir as Unidades Básicas de Saúde nos bairros também nos fins de semana. Estas foram as alternativa defendidas na terça-feira (11) pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Marcos Ferreira, o Marcola (PT) para reduzir a superlotação do Pronto Socorro Municipal (PSM) que no final de semana chegou a ter 150 pacientes internados, quando tem capacidade para apenas 40.

O vereador argumenta que a partir da ampliação do horário de funcionamento, a UBAI poderá atuar como estrutura de apoio para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Ferreira Viana. “A Prefeitura tem que fazer o sistema funcionar, é preciso uma ação urgente e efetiva pois a crise na Santa Casa colocou o SUS em colapso na cidade”, disse Marcola.

MARCOLA destaca notícias do DIÁRIO DA MANHÃ na Tribuna da Câmara

MARCOLA destaca notícias do DIÁRIO DA MANHÃ na Tribuna da Câmara

Em reunião com a prefeita Paula Mascarenhas, na tarde de segunda-feira, o Conselho Administrativo da Santa Casa admitiu o fechamento de 40 leitos do SUS que recebiam pacientes encaminhados pelo Pronto Socorro, da maternidade e a falta de materiais para atender os pacientes da UTI.

POSTOS E INTERVENÇÃO – Através da Comissão de Saúde o vereador defende ainda a abertura dos postos de saúde nos finais de semana como forma de reduzir a procura pelo Pronto Socorro e, também, uma intervenção da Prefeitura na administração da Santa Casa. “Vivemos um tempo de necessidades extremas que exige atitudes corajosas, a prefeita precisa enfrentar essa situação com pulso firme”, defende.

DEVOLUÇÃO DE VERBA – A Comissão de Saúde propôs ainda à presidência do Legislativo que a verba excedente do orçamento deste ano seja encaminhado para auxiliar na solução dos problemas da saúde na cidade. No ano passado a Câmara devolveu R$ 3,3 milhões que foram usados pela Prefeitura para asfaltar ruas, compra de patrola e equipamentos para a UPA e PSM.

 

“Ao fazer isso estaremos ajudando a salvar vidas, o que é muito mais importante que pavimenta ruas ou comprar patrolas”, declarou Marcola.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções