Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Fique atento as mudanças na General Osório

21 julho
17:31 2017

Conversão à direita é proibida em dois cruzamentos da Osório

Outras mudanças entram em vigor, como alterações no estacionamento e nos horários de carga e descarga

Motoristas que se deslocam pela rua General Osório devem ficar atentos às mudanças adotadas no corredor de ônibus, especialmente nas esquinas com as ruas General Argolo e Major Cícero – onde agora é proibido fazer a conversão à direita na pista. A decisão visa dar preferência à circulação dos ônibus do transporte coletivo pelo corredor. Placas informativas foram instaladas nas duas esquinas para orientar os motoristas sobre a proibição. Nas outras ruas, da rua Gomes Carneiro até a avenida Dom Joaquim, segue permitido dobrar à direita nos moldes atuais.

O secretário de Transporte e Trânsito (STT), Flávio Al Alam, explica que os outros cruzamentos que possuem semáforos (da Gomes Carneiro até a avenida Bento Gonçalves) estão em análise, para avaliar se o fluxo das conversões à direita irão prejudicar a circulação dos ônibus pelo corredor. “Caso prejudique, poderemos proibir futuramente a conversão à direita em todo o trecho do corredor que é destinado exclusivamente ao ônibus, mas essa decisão ainda está em estudo”, salienta Al Alam.

A decisão visa dar preferência à circulação dos ônibus do transporte coletivo pelo corredor

A decisão visa dar preferência à circulação dos ônibus do transporte coletivo pelo corredor

Hoje o corredor de concreto está dividido em duas etapas: da Gomes Carneiro até a rua Dr. Amarante, ele é de uso exclusivo dos ônibus, ou seja, é proibida a circulação de carros em cima do corredor. Placas em toda a extensão do trecho informam a exclusividade. Da Dr. Amarante até a Dom Joaquim, o uso do corredor é compartilhado. “No trecho exclusivo existe uma circulação muito maior de ônibus, então decidimos priorizar só para os veículos do transporte coletivo. Apenas para entrar em garagens é permitido usar o corredor”, afirma o secretário.

Para acessar a Argolo e a Major Cícero sem dobrar à direita, a opção para os motoristas que andam pela Osório é a seguinte: dobrar à esquerda nas vias, acessar a Deodoro e depois novamente dobrar à esquerda até acessar as ruas, para apenas atravessar a Osório.

Carga e Descarga

Veículos de carga e descarga possuem horário específico para estacionar na Osório e devem solicitar à STT, antecipadamente, uma autorização por escrito. De segunda a sexta-feira, o horário é das 21h às 6h. No fim de semana, é permitido das 18h de sábado até as 6h de segunda-feira. Na próxima semana, Al Alam irá se reunir com os lojistas e direção do Sindilojas para explicar a mudança.

Mudanças no estacionamento

A partir da próxima semana, será proibido o estacionamento de veículos na Osório no trecho entre a Bento Gonçalves e a rua Doutor Amarante nos horários entre 11h30min e 12h30min e das 17h30min às 20h30min. O objetivo é garantir a fluidez do trânsito nos horários de pico no local.

20.07.2017 - Nova sinalização - placas nas paradas de ônibusParadas de ônibus em comboio

Entre as ruas Três de Maio e Dom Pedro II, a STT unificou as paradas de ônibus: agora, placas com os prefixos dos ônibus (foto na galeria) foram instaladas em pontos estratégicos, para organizar os veículos nas paradas em blocos.

Fiscais do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) permanecem no local nos horários de pico para orientar a população sobre os locais de parada dos ônibus.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções