Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

“HORTÊNSIAS DE AGOSTO” : Novo romance de Joice Lima

11 setembro
08:56 2018

Joice Lima não esconde que adora um bom drama. Gosta de “falar” de pessoas, de sua complexidade, contradições, dúvidas e sonhos. Mas não abre mão do humor.

Joice lança livro dia 28, na Biblioteca

Joice lança livro dia 28, na Biblioteca

É a mistura desses ingredientes, em um cenário incrível – o Caldeirão da ilha do Corvo, uma extinta cratera vulcânica localizada na menor ilha do arquipélago açoriano, que a escritora foi conferir pessoalmente, no ano passado –, em uma história repleta de aventuras e descobertas (autodescobertas também!), que encontramos em “Hortênsias de Agosto”.

O livro conta o reencontro, após quase 16 anos, dos ex-namorados Eliana Giordano (Lia) e José Afonso Ferraz (Zeca). Os dois estão no mesmo avião, de Lisboa a Porto Alegre, quando um passageiro doente força o voo a uma “parada emergencial” na ilha do Corvo. Obrigados a conviver durante um período de quarentena, Lia e Zeca vão, aos poucos, percebendo que ainda têm muito em comum e sentimentos que hibernavam começam a despertar.

Joice acredita que, tão difícil quanto ter uma ideia que seja minimamente original é conseguir dizer o que já foi dito centenas de vezes de um jeito diferente, que envolva e cative o leitor. “Para mim é um desafio constante. A narrativa é toda em primeira pessoa. É o ponto de vista da Lia que o leitor conhece. Assim ele pode acompanhar todo o drama da protagonista, seus pensamentos, o que ela sente a cada momento… E ela é muito intensa e atrapalhada. Gosto dessa mistura, tristeza e alegria, drama e comédia. Tudo com uma linguagem simples, informal, como se estivesse contando a história para a pessoa que está sentada ao meu lado, no ônibus”, adianta.

Mas se Lia e Zeca são a “espinha dorsal” da história, outros personagens compõem os membros desse livro, que transpira romance: Zé María e Érica; Felisbina e José Baptista também fazem pares românticos de idades variadas. “As pessoas se apaixonam pelo Zé María, o jovem africano que traz sabedoria nos momentos de maior confusão de Lia. Acho que é aquele melhor amigo que todo mundo deseja ter, um cara iluminado e tremendamente bem-humorado”, revela Joice.

Joice Lima 02Atriz desde os 16 anos. Diretora de teatro e dramaturga, a autora usa a criação de personagem para construir cada uma dessas pessoas, por dentro e por fora. “Para mim é essencial definir muito bem os personagens centrais antes de desenvolver a história, sobretudo suas personalidades, que têm que ser coerentes até o final. À medida que vou escrevendo, posso alterar o enredo, mas não mudo a essência dos personagens, jamais”, confidencia a escritora.

O terceiro livro da escritora e jornalista, radicada em Pelotas desde criança, é publicado pela editora portuguesa Chiado Books, com revisão da jornalista Luiza Meirelles, e está à venda em algumas das principais livrarias do Brasil (Saraiva, Cultura, Galileu, Janina, Cia dos Livros, Travessa, Livrarias Curitiba, A Página, Martins Fontes) e Portugal. Em Pelotas, pode ser encontrado nas livrarias Vanguarda.

O lançamento oficial será na Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), dia 28 de setembro, das 19h às 21h. A festa, com entrada franca, terá show cover de Pink Floyd com a banda Black Limousine, sangria, projeção de imagens e leitura dramática de trechos do livro com atrizes da Cia Pelotense de Repertório Teatral. O livro tem 480 páginas e custa R$ 50.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções