Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Meta é manter equilíbrio : Solidez na defesa e objetividade ofensiva são marcas do Brasil na Série D

31 outubro
10:14 2014

O Brasil espera manter o equilíbrio demonstrado ao longo da campanha neste segundo semestre para retornar de Londrina com a vaga na final do Campeonato Brasileiro da Série D. Se em nenhuma partida dessa competição, o time de Rogério Zimmermann perdeu por dois gols de diferença; em apenas três oportunidades, o ataque não marcou gols. Os números são motivos para sustentar a esperança de bom resultado no Estádio do Café, neste sábado, às 19h, na Região Central do Paraná.

A defesa do Brasil tomou dois gols numa mesma partida apenas duas vezes neste campeonato: as derrotas de 2 a 1 para Maringá, no Willie Davids; e Brasiliense, no Serejão. Mas o ataque fez gol nesses jogos. Na verdade, o ataque xavante só passou em branco em três oportunidades: empates por zero a zero com Maringá, no Bento Freitas, e Operário, em Campo Grande; e na derrota de 1 a 0 para a Cabofriense, no Rio.

Uma equipe que toma poucos gols – são apenas oito na Série D (um a mais do que o Londrina) – e faz gols (14 em 13 partidas) – significa que tem equilíbrio. Essa é a missão para a partida diante do Londrina. “Vamos fazer de tudo para não tomar gol e, com a posse da bola, tentar chegar ao ataque e marcar gol para sair classificado”, define o capitão Leandro Leite, que retorna ao time, depois de cumprir suspensão na partida passada.

O Brasil só deixa escapar a vaga na final se perder por 2 a 0. Se marcar um gol, obriga o Londrina a fazer quatro. A vitória paranaense por 3 a 1 leva a decisão para os pênaltis.

Alex Amado será risco permanente para a defesa do Londrina em jogo que vale vaga na final da Série D Foto: Alisson Assumpção/DM

Alex Amado será risco permanente para a defesa do Londrina em jogo que vale vaga na final da Série D
Foto: Alisson Assumpção/DM

Time xavante sem surpresa

Os treinos de portões fechados do Brasil não têm a finalidade de gerar mistério sobre a escalação. São oportunidades de o técnico Rogério Zimmermann ensaiar jogadas específicas para tentar superar o último obstáculo na caminhada em busca de vaga na final da Série D. A delegação rubro-negra está em Maringá, treinado e na espera da decisão de sábado, contra o Londrina, no Estádio do Café.

Para não dizer que o time está definido, existe a dúvida quanto à presença de Rafael Forster, que sentiu um desconforto muscular na partida passada. Mas ele deve jogar. A provável equipe do Brasil é Eduardo Martini; Wender, Cirilo, Fernando Cardozo e Rafael Forster (Brock); Leandro Leite, Washington, Márcio Hahn e Felipe Garcia; Alex Amado e Nena.

Brasil x Londrina - Alisson05Como há 30 anos – A cobrança de falta de Rafael Forster (foto) no segundo gol do Brasil diante do Londrina, sábado, no Bento Freitas, fez os torcedores mais velhos voltarem no tempo. Já os mais novos puderem conferir em vídeos a semelhante com dois gols marcados por outro lateral-esquerdo – igualmente canhoto e loiro. Há 30 anos, no Campeonato Brasileiro de 1984, Chico Fraga “fuzilou” Mano e Ubaldo Filliol da mesma forma em que Forster superou Vitor.

No dia 14 de março, o Brasil derrotou o Internacional por 1 a 0 – gol num chute de incrível potencia de Chico Fraga. O lateral voltou a ser decisivo na semana seguinte, dia 21, marcando o gol (só que cobrando falta do lado direito) do triunfo por 1 a 0 diante do Flamengo.

LONDRINA – Discurso expressa confiança

Batata otimista

Batata otimista

O discurso otimista (até com um pouco de soberba) do Londrina segue afinado. A confiança na virada diante do Brasil, neste sábado, no Estádio do Café, na partida de volta das semifinais do Campeonato Brasileiro da Série D, é expressada pelo técnico Cláudio Tencati e seguida pelos jogadores do Tubarão. Depois de perder por 3 a 1 em Pelotas, o campeão paranaense necessita ganhar por 2 a 0 ou por três gols de diferença, caso sua defesa seja vazada.

O atacante Bruno Batata entende que é o momento de o Londrina mostrar sua força na competição. “Vamos ter que correr 200 vezes mais. Nossa equipe garantiu a classificação, sobrando no campeonato. Mas ninguém é campeão sem passar por dificuldade, mas temos totais condições de reverter essa desvantagem”, diz. Ao ser questionado se o time terá força para construir o escore necessário a fim de obter a classificação, Batata não vacila: “Vai conseguir.”

Tencati mantém a dúvida na equipe quanto à mudança a ser feita para tornar o time mais ofensivo. As alternativas são o meia-atacante Hiago ou o atacante Alexandre Oliveira. A provável escalação é Victor; Lucas Ramón, Dirceu, Sílvio e Allan Vieira; Diogo Roque, Anderson, Celsinho e Hiago (Alexandre Oliveira); Paulinho e Bruno Batata.

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções