Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Mobilização contra carga em excesso nas estradas rurais

18 novembro
10:45 2014
CAMINHÕES que desviam do pedágio também destroem a estrada Federeca

CAMINHÕES que desviam do pedágio também destroem a estrada Federeca

Depois, de denunciar por inúmeras vezes, da tribuna do Legislativo, os estragos causados nas estradas rurais, pelos caminhões, que desviam do pedágio, o vereador Professor Adinho (PPS) reuniu, na manhã de ontem, o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, em Pelotas, José Dourado, o superintendente municipal de Trânsito, Flávio Al Alam e o representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Ricardo Silveira, para coibirem os veículos com excesso de carga de transitarem no interior do município.

O esforço do parlamentar deu certo. Operações conjuntas serão desencadeadas sempre que caminhões com excesso de peso desviarem da BR-116 pela ERS-737, a popular Federeca, para desviar do pedágio e da pesagem da balança, da Agência Nacional de Transportes Terrestres, passando pela estrada principal da Colônia Osório até voltar à BR-116.

“A Prefeitura arruma num dia e no outro está tudo destruído”, tem afirmado o vereador Adinho, pelo menos uma vez por semana. Durante a reunião, moradores denunciaram que caminhões com mais de 40 toneladas de carga já atolaram, interrompendo o trânsito de veículos. “Se alguém adoecer e um caminhão estiver parado, não tem como passar”, disse um morador, que preferiu não se identificar. Da mesma forma, o transporte coletivo tem sido prejudicado, pois os caminhões danificam as estradas, especialmente em dias de chuva, impedindo os ônibus de circularem.

O caso mais grave ocorreu na Federeca. Um comboio com mais de 20 caminhões atravessou a estrada na madrugada, carregado de madeira. Na manhã seguinte, trechos da estrada estavam destruídos, disse Ricardo Silveira, da SDR.

Segundo o chefe da Polícia Rodoviária Federal, José Dourado, em Rio Grande o prefeito foi obrigado a proibir, por decreto, o trânsito de veículos com peso excedente nas estradas do interior. “Esperemos que o prefeito de Pelotas não precise chegar a esta situação”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções