Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

O olhar de primavera das oficinas de criação coletiva

23 outubro
16:48 2014
A exposição serve também para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental, que ocorreu no dia 10 de outubro

A exposição serve também para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental, que ocorreu no dia 10 de outubro

O Corredor Arte traz mais uma exposição para seu espaço. A 286ª mostra de arte apresenta trabalhos do Projeto Oficinas de Criação Coletiva do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFPel. A exposição serve também para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental, que ocorreu no dia 10 de outubro.

O foco da mostra é apresentar os trabalhos coletivos que foram construídos pelos participantes do projeto, realizados em duas oficinas coordenadas pela artista Marta Fehn Fiss. A artista contou que: “Nas oficinas eles conseguem mostrar sua capacidade através da arte, fazendo-se ouvir e valorizando-se. A montagem da exposição demonstra para eles que existe um valor real em suas pinturas”. São seis obras coletivas, além de trabalhos individuais feitos pelos integrantes das Oficinas de Criação Coletiva ao longo do ano.

Obra da exposição

Obra da exposição

As oficinas são acompanhadas por médicos residentes em Psiquiatria, que, a partir das pinturas, conseguem identificar e analisar traços da personalidade. “Esse processo é benéfico, pois possibilita o convívio social dos pacientes, que muitas vezes ficam isolados em casa, e assim eles podem trabalhar em atividades diferenciadas”, falou o residente, Matheus Copi.

O projeto Oficinas de Criação Coletiva, direcionado aos portadores de transtornos mentais, desenvolve atividades interdisciplinares, restabelecendo o senso

Obra da exposição

Obra da exposição

de cidadania aos participantes. Através da arte, os participantes encontram uma forma física de manifestar seu íntimo, fazendo com que o grupo confraternize ao trabalhar junto. As oficinas são realizadas no Ambulatório da Faculdade de Medicina e nas Unidades Básicas de Saúde do Centro Social Urbano do Areal, Areal Leste e Vila Municipal, sendo coordenadas pelas assistentes sociais Nilza Bertoldi, Lenara Stemalke, Anete Bertoni e Marlete Araújo.

As obras que estão sendo apresentadas são caracterizadas pela estética da sensibilidade artística como inclusão social, que estimula a descoberta de talentos inatos, revelados com a ajuda de profissionais que se dispõem a entrar no processo. A exposição acontece do dia 9 ao dia 28 de outubro no Corredor Arte do Hospital Escola, Rua Prof. Araújo 538.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções