Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

PATRIMÔNIO : Reforma do Castelo Simões Lopes começa em Julho

PATRIMÔNIO : Reforma do Castelo Simões Lopes começa em Julho
22 maio
08:21 2018

Na semana seguinte do reconhecimento do Conjunto Histórico de Pelotas como patrimônio nacional, a cidade recebe outro anúncio positivo: o Castelo Simões Lopes começará a ser requalificado, a partir do mês de julho. A notícia foi apresentada pela diretora de projetos do Instituto Eckart, Clarice Ficagna, durante reunião com a prefeita Paula Mascarenhas, na tarde desta segunda-feira.

A requalificação orçada em R$ 800 mil, inicialmente, será dos muros, garagem e jardins, sendo custeada pela indústria arrozeira da região. O envolvimento dos industriários está justificada no fato de o local ter sido residência de Augusto Simões Lopes, irmão de Ildefonso Simões Lopes, precursor na produção de arroz em larga escala no Rio Grande do Sul.

ABANDONO ameaça preservação do Castelo

ABANDONO ameaça preservação do Castelo

O prédio do Clube Comercial, que tem sofrido com a ação do tempo, também está previsto para receber investimentos em restauração. Neste caso, ainda não existe previsão de verba, pois o edital para captação de recursos será lançado em breve.

Os secretários de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Fernando Estima, e de Cultura (Secult), Giorgio Ronna, também participaram da reunião.

REFORMAS ANUNCIADAS

No dia 13 de junho, o estande da Prefeitura, na 26ª Fenadoce, sediará a cerimônia de lançamento da reforma do Castelo Simões Lopes. O ato está marcado para às 17h, e também servirá para atualizar o público das próximas ações envolvendo o restauro e a requalificação de outros prédios históricos.

O CASTELO

O Castelo Simões Lopes foi construído em 1922, projetado pelo arquiteto alemão Fernando Rullman. O prédio serviu de residência ao político brasileiro Augusto Simões Lopes e também hospedou personalidades como Washington Luís e Getúlio Vargas.

O prédio, que atualmente está desocupado, também abrigou diversas entidades culturais e assistenciais.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções