Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

POLÍCIA FEDERAL : Posse de Ramagem é revogada

30 abril
09:13 2020

Decreto do presidente Jair Bolsonaro publicado no início da tarde desta quarta-feira (29) revogou a nomeação de Alexandre Ramagem para exercer o cargo de diretor-geral da Polícia Federal e também tornou sem efeito a exoneração do cargo de diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência). Com isso, Ramagem continua no comando da Abin.

O texto foi publicado após o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), ter suspendido a nomeação e a posse de Ramagem

Posse de Ramagem não foi permitida pelo ministro Alexandre de Moraes

Posse de Ramagem não foi permitida pelo ministro Alexandre de Moraes

 para a chefia da PF. A posse estava prevista para as 15h desta quarta, juntamente com a do novo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, e do novo advogado-geral da União, José Levi.

Ainda que Bolsonaro tenha recuado, a AGU (Advocacia-Geral da União) ainda poderia recorrer da decisão monocrática de Moraes, o que levaria a decisão para o plenário do STF. Porém, esse recurso da AGU não deverá avançar diante da decisão do presidente da República.

MINISTRO EMPOSSADO

Por outro lado, em seu discurso de posse, nesta quarta-feira, o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, pediu ao presidente Jair Bolsonaro, que cobre dele “mais operações” da Polícia Federal.

“Cobre de nós mais operações da Polícia Federal, presidente”, afirmou Mendonça quando elencava os compromissos que terá à frente do Ministério da Justiça.

No episódio da saída de Sérgio Moro, Bolsonaro se queixou do ex-juiz, dizendo que o ex-ministro da Justiça não repassava relatórios das atividades da Polícia Federal.

O presidente também afirmou que a Polícia Federal, sob a gestão de Moro, mais se preocupou com o caso do assassinato da vereadora Marielle Franco, do PSOL, do que com a facada que levou em ato de campanha em setembro de 2018.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções