Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Prefeito e comandante da BM debatem segurança

23 maio
09:17 2014

Na tarde de ontem, o prefeito Eduardo Leite cumpriu agenda com o novo comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4ºBPM), tenente-coronel André Luis Ottonelli Pithan. O governante buscou contato com a BM para tratar em especial sobre um assunto que, mesmo não sendo de sua responsabilidade, lhe preocupa e lhe faz ser bastante cobrado: a Segurança Pública.

Na ocasião foram abordados os principais tipos de criminalidade, tendo como ponto de partida os homicídios, que segundo Pithan assustaram a comunidade por seus altos índices logo nos primeiros meses do ano, mas que já estão comparados com os níveis do ano passado. Outros dois pontos relacionados foram os assaltos e também as agressões que vem sendo registrados, em especial, na zona universitária, estes assuntos já estão sendo alvo de reuniões, inclusive com a reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e estão tendo um maior cuidado por parte do efetivo.

A Brigada Militar de Pelotas conta com efetivo de 400 pessoas, mas mensalmente em torno de 40 passam por período de férias e diferentes tipos de licenças. Os servidores são distribuídos entre trabalhadores do administrativo e os que operam nas ruas da cidade.

A comunidade vem demonstrando através das redes sociais, especialmente, grande preocupação com relação ao contingente que foi cedido para trabalhar na Copa do Mundo, em Porto Alegre. De Pelotas, 55 homens, entre integrantes do Pelotão de Operações Especiais (POE) e cargos administrativos estão desde quarta-feira na Capital.

Pithan explicou que durante este período em que a Brigada Militar “perde” este homens e mulheres, ninguém poderá tirar férias ou entrar com qualquer tipo de licença. “Esta decisão faz com que em termos quantitativos o nosso efetivo mensal fique mais ou menos par a par, mesmo tendo esta saída”, concluiu o comandante.

POLICIAMENTO Comunitário foi um dos temas tratados Foto de Eduardo Beleske/Especial-DM

POLICIAMENTO Comunitário foi um dos temas tratados
Foto de Eduardo Beleske/Especial-DM

O prefeito reafirmou o desejo que o governo atual tem de unir esforços para que amenize a situação da violência, oferecendo inclusive o serviço das câmeras de monitoramento da cidade, que são um serviço da prefeitura, que contribui com o trabalho de diversas esferas, como por exemplo, da Defesa Civil e da própria Polícia. “Vamos buscar legalmente a melhor forma de estabelecer estes laços”, disse Eduardo.

Também foi salientada a instalação do Policiamento Comunitário na cidade, o que deve acontecer no mês de junho. “As sete viaturas atuais dificilmente conseguem permanecer em um policiamento preventivo, isso acontecerá com os novos onze veículos que estão chegando”, comemorou Pithan.

Estiveram presentes ao encontro, o subcomandante do 4º BPM, major Vasconcellos, o capitão Daniel e o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), tenente Paulo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções