Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Prefeitura compra novos etilômetros e radar portátil

Prefeitura compra novos etilômetros e radar portátil
10 maio
08:56 2019

Com o objetivo de aumentar a segurança no trânsito e diminuir o número de vítimas nas vias municipais, a Prefeitura vem investindo na qualificação dos profissionais e na melhoria de equipamentos. A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) adquiriu em maio um novo radar portátil e dois etilômetros, e durante toda esta quinta-feira (9) os agentes de Trânsito passaram por capacitação.

O curso, destinado a 20 profissionais, deu enfoque ao medidor de velocidade modelo TruCAM, considerado o mais moderno no mercado. Ele trará mais agilidade à atuação dos agentes já a partir da próxima semana, uma vez que pode funcionar sem tripé, possibilitando a mudança do local de fiscalização com maior frequência ao longo do dia.

Agentes de trânsito foram capacitados para o uso dos equipamentos, que buscam diminuir os acidentes em Pelotas

Agentes de trânsito foram capacitados para o uso dos equipamentos, que buscam diminuir os acidentes em Pelotas

Durante a palestra, os agentes puderam esclarecer dúvidas e fazer questionamentos sobre o radar e seu funcionamento. Os profissionais serão multiplicadores, responsáveis por repassar o conhecimento aos demais colegas.

Conforme o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam, o maior objetivo com os investimentos é conscientizar a população e continuar diminuindo o número de acidentes, com o uso dos bafômetros e do medidor de velocidade também nas Operações Integradas e na Balada Segura.

“Nosso antigo radar tinha mais de 10 anos, uma tecnologia obsoleta e demandava muita manutenção. Com o novo equipamento conseguiremos, inclusive, fazer o registro de velocidade e fotos das motos que andarem com velocidade acima do permitido, o que antes não era possível”, explicou o secretário.

A alcoolemia e o excesso de velocidade são os principais motivadores dos acidentes na cidade e, por isso, o foco das fiscalizações da STT. A maior demanda recebida na secretaria, de escolas, legislativo e comunidade em geral, é pela colocação de mais quebra-molas nas ruas, buscando formas de coibir essa conduta, exemplifica Al Alam. “Entendemos que o radar é um modo mais eficiente de preservar vidas”, disse o secretário.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções