Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Projeto leva escolas municipais à Charqueada Boa Vista

27 novembro
08:42 2018

Uma tarde ensolarada. Os termômetros marcavam 35ºC. No gramado da Charqueada Boa Vista, em Pelotas, vários olhos curiosos se reuniam. O local recebeu, nesta quinta-feira (22/11), 30 estudantes do quarto ano da EMEF Santa Irene. A iniciativa dos proprietários em abrir a charqueada para a visitação de escolas conta com o apoio da unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), representada pela Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/392, e da Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento e Turismo.

Iniciativa dos proprietários do local tem a parceria do DNIT e da Prefeitura de Pelotas.

Iniciativa dos proprietários do local tem a parceria do DNIT e da Prefeitura de Pelotas.

A programação envolveu o caráter histórico e cultural do espaço com questões ambientais. Além de um bate papo sobre a fauna nativa da região, representada por animais taxidermizados (empalhados) do Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (MUCPel), os estudantes também ouviram e cantaram letras do projeto musical “Canção dos Bichos: rock & natureza”, oriundo desta gestora ambiental. “A proposta é maravilhosa. Seria interessante se pudéssemos trabalhar antes esta temática dos bichos em sala de aula”, salientou a professora Josiane Dias.

Depois de ouvirem sobre a história do início da produção do charque e do arroio Pelotas, os estudantes fizeram uma trilha pela mata ciliar, conhecendo espécies florestais nativas e exóticas. “Acreditamos que este lugar tem mais potencial que só ser um local de festas. Por isso pensamos em agregar atividades, contando a história daqui atrelada à questão ambiental e ao trabalho de vocês que é sensacional”, disse a proprietária Marina Rheingantz. Ao final do passeio, a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento e Turismo entregou doces finos de Pelotas para cada participante. O projeto tem como meta convidar novas escolas para visitação dentro das disponibilidades de agenda do local.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções