Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

SUZU E PELOTAS: Associação de amigos para fortalecer vínculo

20 agosto
15:43 2014
Amigos Suzu Pelotas Vinholes palestra

Pelotense Vinholes explanou sobre Suzu no Japão

A professora e pianista Fernanda Castilho, conforme sugestão de Luiz Carlos Lessa Vinholes, estará à frente da Associação de Amigos Suzu-Pelotas (AASuPel). Há cinco anos ela esteve em Suzu no Japão, e conviveu com lideranças da comunidade  “irmã” de Pelotas. A associação foi anunciada durante o “Encontrão” do Colégio Municipal Pelotense a 16 de agosto. No auditório interno, Vinholes explanou sobre o cinquentenário da “irmandade” – transcorreu em 2013 -, e detalhou sobre a proposta de uma associação de amigos. O principal objetivo é estreitar o vínculo entre as duas cidades. Apesar das décadas de aproximação, em Pelotas a “irmandade” ainda não se consolidou como relevância cultural.

COMPROMISSO – Ex-funcionário da diplomacia brasileira, Vinholes durante bom tempo residiu no Japão. Pesquisador, tornou-se colecionador da arte oriental. Com a aproximação Suzu-Pelotas, empenha-se pelo diálogo cultural. A associação, de acordo com a palestra proferida, atuará de forma colegiada e terá compromissos como: acompanhar a preservação e melhorias no jardim japonês à avenida República do Líbano; viabilizar CNPJ; formatar estatuto; apoiar a retomada do clube de correspondência, aproximando a juventude local e estudantes de Suzu; divulgar a irmandade; comunicação entre associados; fortalecer o vínculo.

EQUIPE – Na nominata, além de sócios “embaixadores”, homenagens póstumas, núcleo com os professores Renata Peil – viveu no Japão mais de dez anos -; Denise Lulhier – clube de correspondência -; João Nei – Museu do ‘Gato Pelado’ -; Juliana Angeli – diretora do MALG/UFPel -, Sônia.

Amigos Suzu Pelotas Vinholes 1

Renata Peil, Fernanda, Vinholes, Juliana, Sônia, João Nei e Denise

Amigos Suzu Pelotas Vinholes público

Convidados, professores e alunos durante o “Encontrão” no Gato Pelado

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções