Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

RAP SALVA : Oficinas de Hip Hop para jovens no CASE

RAP SALVA  : Oficinas de Hip Hop para jovens no CASE
16 outubro
08:35 2019

Rapper Guido CNR ministra oficinas no Centro de Atendimento Socioeducativo

Por Carlos Cogoy

Leandro “Guido CNR” Fagundes tem ministrado oficinas em escolas

Leandro “Guido CNR” Fagundes tem ministrado oficinas em escolas

Histórico do Hip Hop, destacando os pioneiros, e o legado que valoriza a expressão da periferia urbana. Em especial, o ritmo e poesia do RAP, pontuando referências em âmbito nacional e regional. Enfoques da oficina ministrada pelo rapper Leandro “Guido CNR” que, nos encontros com os jovens, ressalta que o “Rap Salva” – designação do projeto. Ele exemplifica com a sua trajetória, mencionando desde os percalços na infância, os desafios e experiências da adolescência, culminando com o adulto, que dá aulas de box, é pai e, durante mais de vinte anos, consolidou-se artisticamente na região através dos discos e vídeos. A oficina que tem sido levada a escolas e projetos sociais, neste mês também chegou a jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas. No Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), diz Leandro, as aulas acontecem segundas e terças das 17h50min às 18h50min.

CASE – O rapper menciona que a oficina é uma iniciativa da Associação Hip Hop de Pelotas, e ele foi convidado para atividades neste fim de ano. Conforme explica, os encontros iniciaram há uma semana, e estão participando vinte jovens, que foram convidados. Para participar, é considerado o bom comportamento do adolescente. No espaço, Leandro recorda que já realizou projeto há sete anos. Acerca da oficina atual ele afirma: “Abordo minha história de vida e tudo que o Rap fez por mim, ensino como sobreviver e se adaptar com a arte, mesmo sem ter grana para produzir. Trocamos ideias e mostro o que tive de lutar, para que minha música fosse pra rua. Além disso, abordaremos o processo de composição, produção e captação de áudio. Ao fim do semestre, é possível que surja um disco da galera”.

Leandro organiza homenagem para lembrar Fill

Leandro organiza homenagem para lembrar Fill

AUTOESTIMA – O objetivo não consiste especificamente em formar rappers, mas “resgatar a esperança, orientando que é possível acreditar nos sonhos, mesmo quando tudo parece perdido. Sempre há uma saída, e queremos que eles renovem suas esperanças, sejam quais forem os sonhos”, diz.

FILL – Neste ano houve o falecimento precoce do rapper Filipe “Fill” Fontoura. Para homenagear o amigo, Leandro está organizando o “Sweet Home Festival”, que será realizado dia 8 de dezembro às 14h ao lado da Bibliotheca Pública Pelotense.

Semana do Hip Hop segue até domingo

 

Prossegue até o próximo domingo, a 8ª Semana Municipal do Hip Hop de Pelotas, com oficinas em escolas e abrigos assistências. Na noite de segunda-feira houve a abertura do evento, no Bistrô da Secretaria da Cultura (Secult), com exposições de banner, clips de artistas locais, contação de histórias do movimento na cidade e apresentações artísticas.

PROGRAMAÇÃO:

Hoje

  • 14h, na OHM Home Club – Oficina de DJ, com Dola e Laddy Dee, para crianças dos abrigos de infância da SAS;

Quinta-feira (17)

  • 9h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Caruccio – Oficina de MC, com Guido CNR;
  • 14h, no Centro de Referência de Assistência Social Dunas– Oficina de DJ, com Jader Freitas e com Juliana Moreira (D´Mix Charme);

Sexta-feira (18)

  • 9h, na Emef Francisco Caruccio – Oficina de dança com Jéferson Cabral;
  • 9h, na Casa da Acolhida da SAS – Oficina de dança com Francine Lemos;

Domingo (20)

  • 15h, na Emef Francisco Caruccio (CAIC) – encerramento da Semana com shows de D’Mix Charme, Metamorfose, Dj Jader, Laddy Dee, Francine Lemos e Dj Dola;

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções