Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Receita Federal realiza Operação Tentaculum e apreende contrabando em Pelotas

16 outubro
17:36 2013
Receita Contrabando

Mercadoria foi apreendida – Foto: Divulgação/DM

A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Pelotas, em conjunto com a Brigada Militar e a Polícia Rodoviária Federal, realizou uma jornada de presença fiscal realizando ações de prevenção e combate ao contrabando e descaminho na área urbana da cidade Pelotas no curso da Operação Tentaculum. A fiscalização foi precedida por trabalhos de pesquisa e inteligência e teve a participação de Agentes Fiscais oriundos de diversas unidades do Rio Grande do Sul.

Foram fiscalizados diversos estabelecimentos que revendem mercadorias estrangeiras cujo ingresso no País ocorreu de forma irregular e eram comercializadas por empresários, muitos dos quais possuindo ramificações ou tentáculos em diferentes em diversos pontos da cidade. A Operação prosseguiu à noite nas estradas federais que cortam a região onde foram examinados veículos que transitam pela zona de vigilância aduaneira transportando produtos, principalmente os procedentes do Uruguai e Paraguai.

Ao todo foram fiscalizados 15 estabelecimentos, sendo retidos 98 volumes de mercadorias compreendendo produtos eletrônicos e de comunicação (celulares), bebidas, suplementos alimentares, aparelhos de ar condicionado, e artigos de bazar como ventiladores e jarras elétricas. A fiscalização do comércio de bebidas integrou a sub-operação “lei seca III” (já que, anteriormente foram realizadas outras duas ações nos mesmos moldes, quando foram apreendidas 2640 unidade do produto), sendo, agora, retidas, em torno, de 300 garrafas.

O material ilícito foi recolhido aos depósitos da Delegacia, tendo os responsáveis sido intimados a apresentar documentação comprobatória da regularidade da importação efetuada, que se não comprovada resultará no perdimento da mercadoria.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções