Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Região Sul tem potencial para ser pólo de produção de pêssego ecológico

25 março
16:31 2014

Nesta terça-feira, na sede do CAPA ( Centro de Apoio ao pequeno Agricultor) em Pelotas, ocorreu o seminário de conclusão do” Projeto Fomento à transição ecológica da produção familiar de pêssego no Território Zona Sul do Estado/RS”. O projeto é desenvolvido pelo CAPA com apoio da SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Governo do Estado do RS nos municípios de Canguçu, Pelotas, Arroio do Padre e Morro Redondo.

José Adelmar Batista, Diretor Geral da SDR, explica que através de ações como esta o governo do estado quer apoiar os agricultores familiares a realizar a transição para um modelo mais sustentável,  do modelo convencional para o sistema de agricultura de base ecológico .

"O consumidor cada vez mais busca um produto livre de agrotóxicos. Pelotas e região, pela sua característica de produção de pêssego em pequenas propriedades com mão de obra familiar, pode se transformar em pólo de produção de pêssego ecológico para consumo em natura e industria.

“O consumidor cada vez mais busca um produto livre de agrotóxicos. Pelotas e região, pela sua característica de produção de pêssego em pequenas propriedades com mão de obra familiar, pode se transformar em pólo de produção de pêssego ecológico para consumo em natura e industria.” disse o Engenheiro Agrônomo Ellemar Wojahn

Com o objetivo de apresentar princípios de manejo agroecológico e práticas para a cultura de pessegueiro na região, o trabalho beneficiou 200 famílias  com a formação em fruticultura ecológica e a implantação de 20 propriedades referência com o plantio de novos pomares neste sistema de produção.

“O consumidor cada vez mais busca um produto livre de agrotóxicos. Pelotas e região, pela sua característica de produção de pêssego em pequenas propriedades com mão de obra familiar, pode se transformar em pólo de produção de pêssego ecológico para consumo em natura e industria. É um desejo para todos,  pesquisa, extensão e agricultores e suas organizações.” É o que explica o Engenheiro Agrônomo Ellemar Wojahn durante o evento.

Na oportunidade aconteceu o lançamento de cartilha intitulada: Princípios Agroecológicos para a Cultura do Pessegueiro com texto do Engenheiro Agrônomo Fábio Mayer e vídeo didático: Agroecologia na Prática. Neste material os conhecimentos apresentados são frutos de experiências locais vivenciadas pelos agricultores familiares e equipe técnica do CAPA.  São relatadas maneiras alternativas de produção mais equilibrada com a natureza, socialmente mais justas e que garantem a manutenção e o sustento familiar.

Nova discussão sobre a cota de exportação do pêssego

O chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS, Clenio Pillon junto a comitiva do Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel) participam nesta terça-feira, 25, da Reunião Bi-lateral entre as indústrias e os produtores de pêssego em calda brasileiros e argentinos. O encontro acontece em Mendonza, na Argentina.

A intenção do encontro é realizar uma avaliação das colheitas das safras de pêssego dos dois países e estabelecer as quantidades (as cotas) a serem exportadas de pêssego em calda da Argentina para o Brasil durante o ano de 2014. Essa atividade dá continuidade ao processo do Acordo de Cooperação, firmado entre as indústrias produtoras de pêssegos brasileiras e argentinas, no mês de março do ano passado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções