Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Retorno das chuvas ameniza problemas nas lavouras do RS

Retorno das chuvas ameniza problemas nas lavouras do RS
13 janeiro
08:57 2014

A retomada da umidade do solo com as recentes chuvas serviu para estancar a queda do potencial produtivo de boa parte das lavouras de milho no Rio Grande do Sul, cuja maioria (37%) está na fase de enchimento de grãos. Mesmo com a chuva, a recuperação total em parte delas não será possível. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, em alguns casos houve morte prematura das folhas, espigas mal formadas e grãos de tamanho reduzido, o que reduzirá os rendimentos, apesar de que até o momento não há indicador de quebra significativa na produção esperada para esta safra. As primeiras lavouras de milho colhidas (1% do total plantado) apresentam produtividade acima do esperado inicialmente, que era de 4.912 quilos de milho por hectare. Em casos pontuais, as áreas mais prejudicadas serão utilizadas para silagem.

As chuvas também beneficiaram as lavouras de soja e as plantas já emitem novos brotos, o que pode auxiliar na recuperação do desenvolvimento da cultura. A estatura das plantas é baixa, as folhas pequenas e a distância entre os nós é curta. A estiagem de fins de dezembro apenas atrasou o desenvolvimento vegetativo das plantas, que hoje atinge 88% das lavouras no Estado. No momento, os agricultores monitoram e controlam pragas, principalmente lagartas, encontradas nas lavouras com mais intensidade.

Prejudicada pela falta de umidade, quase 1/3 das lavouras de feijão está colhida, 31% estão maduras e por colher e 24%, em enchimento de grãos. Em algumas áreas, houve abortamento das flores e vagens e redução do tamanho dos grãos, que reduzirá a lucratividade de lavouras. Mesmo assim, sem uma maior avaliação, a produtividade média segue dentro do inicialmente previsto, que é de 1.260 quilos de feijão por hectare.

Para a cultura do arroz, as condições meteorológicas das últimas semanas têm sido benéficas. A alta luminosidade e temperaturas elevadas favorecem o desenvolvimento da cultura, que está com 86% em desenvolvimento vegetativo, 10% em floração e 4% em enchimento de grãos. Apesar do descompasso em relação aos anos anteriores, com a média de 25% em floração para esta época do ano, as lavouras no geral apresentam bom padrão, com emergência e desenvolvimento vegetativo dentro da normalidade.

FRUTAS

A fruticultura no geral está sendo beneficiada pelo clima. O abacaxi do Litoral Norte está em franco desenvolvimento e 15% das lavouras estão colhidas, com uma produtividade em torno de 25 toneladas por hectare. Até o momento as lavouras têm se mostrado muito sadias, beneficiadas pelo calor e insolação. Na venda direta ao consumidor, três unidades de abacaxi são comercializadas em média a R$ 10,00, sendo que produtores orgânicos estão com preço médio de dois abacaxis de 800g por R$ 10,00. Por haver ainda pouco produto no mercado, devido à colheita estar no início, a tendência é que o preço reduza à medida que houver mais oferta do produto no mercado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções