Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

SAÚDE BUCAL : Programa voltado a crianças de até 13 anos visa desenvolver hábitos corretos e saudáveis de higiene oral

16 abril
08:59 2018

Educar para a prevenção. É assim e com esse objetivo que funciona o Programa “Um sorriso do tamanho do Brasil”, a partir de proposta elaborada no ano 2015 pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e focada na saúde bucal  infantil em comunidades carentes em todo o Brasil. A ideia é contribuir no desenvolvimento da percepção da importância da saúde bucal como parte indissociável da saúde integral, no cotidiano e na qualidade de vida da população.

Em Pelotas e região a atividade é desenvolvida sob a coordenação do Sindicato dos Odontologistas, com atendimentos conforme a proposta da ABO. Em 2017 foram feitos 1,1 mil atendimentos, quando o público-alvo da ação – crianças com idade até 13 anos – receberam orientações, aplicações de flúor, e escovação, dentre outros serviços. Tudo sob a supervisão de profissionais da área odontológica: cirurgiões dentistas, professores, acadêmicos e alunos do curso de Auxiliar de Saúde Bucal. Os atendimentos ocorrem em escolas ou entidades previamente definidas entre gestores do Sindicato e das instituições.

AÇÕES do Programa resultam em novos hábitos voltados à saúde da população

AÇÕES do Programa resultam em novos hábitos voltados à saúde da população

Os participantes da atividade educativa recebem kits contendo creme dental, sabonete e escova dental infantil. De acordo com o presidente do Sindicato, em Pelotas, Gilson dos Anjos, em junho deste ano a entidade irá receber da ABO, fruto de parceria com a Colgate, mais 1,8 mil novos kits para distribuição gratuita durante a realização das ações educativas.

“Toda a nossa preocupação está voltada para a conscientização da população em geral sobre a importância da saúda bucal”, alerta Gilson dos Anjos, lembrando que com ações preventivas e educativas é possível diminuir a incidência de cáries e outras doenças periodontais, além de incorporar hábitos saudáveis e fomentar o desenvolvimento de habilidades para a higiene oral, dentre outros benefícios.

A sede do Sindicato dos Odontologistas em Pelotas fica na rua 15 de Novembro,773. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 98100-4043 ou (48) 8821-0440 (whats), com Gilson.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções