Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Semana da Mulher Negra com a música e luta de Nanci Araújo

17 julho
09:47 2018

Entre os dias 25 e 29 deste mês, o Núcleo Conexão Mulheres da Ocupação Canto de Conexão – esquina das ruas Álvaro Chaves e Benjamin Constant -, estará realizando a “1ª Semana da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha de Pelotas”. No evento, debates, exibição de filme, artesanato, oficinas, música e a terceira edição do “Toca Direito 3”. Em destaque, a participação da compositora e intérprete porto-alegrense Nanci Araújo. Integrante da coordenação do assentamento urbano “Utopia e luta” na capital gaúcha, ela ministrará formação no dia 28. Já no dia 29 às 19h, acompanhada pela percussão feminina da Ocupação Canto de Conexão, estará realizando apresentação musical.

Cantora Nanci Araújo

Cantora Nanci Araújo

PROGRAMAÇÃO – Dia 25 às 19h30min, abertura com ritual “Congregação de tambores”, e mediação da profa. Raquel Silveira. Dia 26 às 19h30min, Black Cine “Boaventura de Souza Santos: conexão com movimentos sociais e matriz africana”. Convidadas: Iyá Gisa S. de Freitas e Iyá Sandrali C. Bueno, e mediação da doutoranda Carla Ávila. No dia 27 às 19h30min, MarraBlues com Virgínia Osório, e ensaio aberto de Nanci Araújo. No dia 28, a ativista Nanci desenvolverá formação das 10h ao meio-dia. Após o almoço coletivo, a continuidade acontecerá das 14h30min às 16h30min. No dia 29, programação das 15h30min às 22h30min, com artesanato, e oficinas de tranças, “make” e turbantes. No “Toca Direito 3”, shows de: Josi Maciel e Black Feeling Band; Slam das Minas  (Bartira, Jéssica e banda, e Mariana “Pérola Negra”); Desirée Salles; Milena Assunção; DJ Helô; Nanci Araújo.

NANCI ARTISTA – Há trinta anos dedicada à música, sua estreia ocorreu na Cia. de Artes em 1986. No fim dos oitenta, Nanci Araújo integrou a Cooperativa Mista dos Músicos de Porto Alegre, que reunia Bebeto Alves, Nelson Coelho de Castro, Gelson Oliveira, Paulo Gaiger e Pery Souza. O coletivo produziu o “Coompor CantaLupi”. Em 1988, apresentou-se no Latino Música em Pelotas. Na sequênca, produziu seis edições do show “Moleque Gonzaguinha”. Também participou da coordenação da Mostra de CDs Independentes. Além do LP “Coompor Canta Lupi” (1989), lançou os CDs “Vermelho Paixão” (96), e “Canta samba em Porto Alegre” (1998). A partir de 2000, também a pesquisa de ritmos uruguaios.

NANCI ATIVISTA – Militante do movimento autônomo “Utopia e luta”, que esteve à frente de ocupação homônima durante o Fórum Social Mundial em 2005, Nanci menciona: “No Utopia e Luta, temos espaços de oficinas padaria, serigrafia, corte e costura, lavanderia, teatro e uma horta hidropônica. Enquanto os territórios forem construidos de forma coletiva, autônoma e autogestionaria, estão salvos. O problema é a política habitacional que,  ao legalizar os entraves da moradia, burocratiza e privatiza os espaços atuantes e de luta. As leis habitacionais desestimulam a autonomia das ocupações, desconstruindo o território coletivo. Em Pelotas, a ‘Conexão’ é exemplo de moradia digna e atuante, junto à população vulnerável e debaixo”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções