Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

SOPAPO : Visibilidade do negro na Baronesa

13 novembro
08:38 2018

A partir desta terça, programação do “Sopapo – 1º Encontro no Museu”

Por Carlos Cogoy

Sopapo tambor

Sopapo tambor

O objetivo é a “visibilidade do negro no Museu da Baronesa”. E a programação terá diferentes atividades. A abertura acontecerá hoje às 17h, com a exposição “A batucada do charque”. Às 18h, roda de conversa “Tambor de Sopapo”, que reunirá o prof. dr. Mário Maia (UFPel), griô Dilermando Freitas e o músico Kako Xavier, que está à frente do projeto “Casa do Tambor”. O Museu da Baronesa está localizado à avenida Domingos de Almeida 1.490.

Kako Xavier

Kako Xavier

PROGRAMAÇÃO terá sequência amanhã às 19h30min, com apresentação da Cia. de Dança Afro Daniel Amaro, que interpretará “A reminiscência dos tambores do corpo”. No feriado às 15h, acontecerá roda de conversa “Cabelo além da estética: transições capilares e identitárias pelas negras”.

A convidada será Taís Aguiar. Às 16h, será realizada oficina de turbante, que será ministrada por Mell Monteiro. Conforme divulgação, é recomendado que a participante leve panos, lenços e tecidos.

Na sexta-feira às 13h30min, ação educativa “Menina bonita do laço de fita”. Às 15h30min, apresentação da percussão que está enraizada na zona norte da cidade. Trata-se da Orquestra Popular Afro-Beat “Anjos e Querubins”, que tem regência de Ben Hur Flores.

Griô Dilermando Freitas

Griô Dilermando Freitas

O grupo integra o patrimônio artístico de Pelotas, e já levou sua sonoridade para fora do Estado. Com simplicidade, tocando em instrumentos improvisados, o “Anjos e Querubins” há vinte anos tem estimulado a cultura junto a crianças e jovens da periferia. No dia 17 às 15h30min, desfile do “Kanimambo”, projeto que valoriza o vestuário afro, com o objetivo de gerar trabalho e renda a imigrantes senegaleses.

Prof. Mario Maia

Prof. Mario Maia

CONSCIÊNCIA NEGRA – No dia 20, data que lembra Zumbi dos Palmares, e ressalta a consciência negra, a partir das 18h será exibido o filme “Flávio Dornelles – Palcos de minha vida”. O filme foi produzido pela equipe Fio da Navalha Arte & Comunicação

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções