Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

TRÂNSITO : Agentes passam a usar talonários eletrônicos

29 maio
09:24 2015

Os agentes de trânsito de Pelotas já estão utilizando, desde ontem, o talão eletrônico de multas. Com eles será possível consultar a situação do veículo e do condutor no momento da abordagem e inserir a infração diretamente no sistema. O novo método elimina a etapa da digitação e reduz a possibilidade de erros.

PAULA destaca a importância da melhoria para os agentes

PAULA destaca a importância da melhoria para os agentes

Cada agente terá um usuário e senha. Inicialmente serão dez talonários – um tablet com internet 3G e microimpressora – adquiridos pela empresa responsável pelo estacionamento rotativo na cidade, a Serttel, com um programa do Detran/RS, ou seja, sem custos para o Município.

Durante o dia, os 90 agentes se dividiram em duas turmas para participar do curso de capacitação para aprender a usar o equipamento. A vice-prefeita Paula Mascarenhas disse, na abertura da atividade, que o novo talonário coloca Pelotas no mesmo patamar das grandes cidades e enfatizou a importância dos agentes, já evidenciada nesta administração com as melhorias concedidas, como o aumento do valor pago pelo risco de vida, nomeação de mais pessoal, o que dobrou o efetivo, e novos veículos e uniformes. Para Paula, a presença dos agentes de trânsito complementa as ações de organização do espaço público em andamento desde o início do governo Eduardo Leite, como a retirada dos trêileres e a implementação do estacionamento rotativo, que acabaram com a privatização de áreas públicas.

Paula diz que o ápice do trabalho dos agentes será quando não for necessária a aplicação de multas, pois isso significará que o trabalho surtiu efeito, que as pessoas foram orientadas e educadas para viver em sociedade e as famílias poderão estar tranquilas quando seus filhos saírem de casa. Ela diz saber que é uma situação utópica, mas que deve ser a meta, já que os agentes têm um papel estratégico na organização da convivência de pessoas.

A CAPACITAÇÃO para o uso do talonário faz parte da Quinta de Atualização Profissional (QAP), que uma vez por mês reunirá os agentes para palestras e capacitações de assuntos da área. O diretor de Trânsito da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), Cléo Cardozo, diz que as QAP terão temas como resoluções e padronização no atendimento.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções